terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vamos pôr os Pontos nos Is!


Continuamos (alunos e professores) a colocar os pontos nos iiiiiiiiiiiiii nas aulas de Língua Portuguesa. Mensalmente fazemos uma ficha que alerta para a forma como se devem escrever as palavras que por vezes levantam dúvidas e vamos somando os pontos. Aqui ficam os resultados obtidos no 1º período.

Nota: nesta lista surgem apenas os nomes dos alunos que neste momento estão nos primeiros lugares. Mas está tudo em aberto! E vamos continuar! Porque o Português é a nossa língua materna e é mesmo bonita (até a expressão "língua materna")!

Parabéns!


7º A
1º- Inês Grou
2º(ex-aequo): - Francisca Freitas; Tiago Margato
3º- Diana Gonçalves
4º - Maria Neves

7ºB
1º- André Antunes
2º- (ex-aequo): Ana Catarina Pinto; Margarida Garcia
3º- Pedro Monteiro
4º- Pedro Lages

7º C
1º : nº 6, Catarina Simões e nº 7, Céline Gil
2º (ex-aequo): nº2, Ana Ferreira; nº5, Carolina Alves; nº10, Diana Carvalho;nº 11, Diogo Martinho;nº 27, Miguel Duarte.


8º A
1º- Henrique Menezes
2º-Ana Silveira
3º- Frederic
4º-(ex-aequo):Chen Zhudong; Diogo Alberto

8ºB
1º- nº11- Irina
2º-nº 18- Raquel
3º- nº8- Diana
4º- nº6- Bryan Vieira
5º- nº14- Mariana

8ºC
1º- Manuel Vidigueira
2º- Beatriz Ribeiro
3º-André Oliveira
4º(ex-aequo):Ana Romeiro; Beatriz Nascimento; João Matias

8ºD
1º - nº 16- Marta
2º- nº23- Vasco
3º- nº10- Francisca
4º-nº11- Gonçalo
5º- nº3-Ana Carolina


9ºA
1º -nº19,Maria Inês Andrade
2º-nº5,Balbina Oliveira
3º (ex-aequo): nº4, André Sousa ; nº 25, Sérgio Lemos
4º-nº 23, Sara Lopes

9ºB
1º- Daniel Casqueira
2º- (ex-aequo):Daniela Silva; Tiago Pedro
3º- (ex-aequo):Ana Melanie; Ivo Pascoal

9ºC
1º-Daniela Rato
2º-Luís Redondo
3º Tiago Freitas
4º (ex-aequo):Rossana Bertier e Raul Mendes

9ºD

1º(ex-aequo): - nº6, Daniela Mendes; nº 12,Inês Gil
2º- nº 21, Rodrigo Freitas
3º -nº 4, Catarina Lopes
4º -nº 3, Carolina Pereira

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deputada Rosário Águas visitou hoje a nossa escola no âmbito da actividade "Parlamento dos Jovens"


No dia 19 de Janeiro pelas 14.30 decorreu no Auditório da Escola a sessão escolar no âmbito do Parlamento dos Jovens dinamizada pelas Professoras Leonor Proença, Odília Pinto e Carla Antunes e a Psicóloga Escolar Leonilde Inácio.
Nesta reunião foram aprovadas as seguintes medidas:

1- Criação de uma linha e um mail SOS internos e de um sistema de "Caixas de Apoio" ao aluno, colocadas estrategicamente na Escola, para permitir a denúncia de situações de conflito/agressão.

2- A formação de mediadores (Professores, SPO, Técnicos Operacionais, Alunos) preparados para detectar, dialogar e acompanhar em situações  de conflito no espaço escolar.

3- Formação para a responsabilização (por exemplo, aplicar multas, retirar apoios sociais...) dos Pais e Encarregados de Educação pelos actos de violência em contexto escolar praticados pelos seus educandos.

Foram eleitos deputados os seguintes alunos: Paula Vaz (8º D), Vasco Melo (8º D) e Manuel Vidigueira (8º C). Estes alunos representarão a escola na sessão distrital.


 



A Deputada da Assembleia da República, Figueirense, Rosário Águas, esteve na nossa Escola no dia 24 de Janeiro de manhã, numa sessão integrada no projecto "Parlamento dos Jovens". A Deputada explicou aos alunos presentes (do 8º C e D) todas as atribuições dos vários orgãos políticos da República Portuguesa. Seguidamente, dialogou com os alunos sobre o seu projecto e áreas de intervenção na Escola e respondeu  a todas as questões que lhe colocaram.
As professoras dinamizadoras do projecto, Leonor Proença, Odília Pinto e Carla Antunes, pretenderam com esta actividade, esclarecer os alunos quanto ao seu papel cívico e interventivo na sociedade em que vivem.
Os objectivos foram cumpridos e os alunos envolveram-se de forma entusiástica na actividade.
Obrigada Dr.ª Rosário Águas, pela sua visita.

Professora Leonor Proença e Deputada Rosário Águas

A aluna Paula Vaz, numa das suas intervenções

Professora Leonor Proença, Deputada Rosário Águas, uma aluna e Professor Maomede Cabrá

Alunos com a Directora de Turma Odília Pinto e a Deputada Rosário Águas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto







Está patente no Salão Polivalente da nossa Escola uma exposição subordinada ao tema: Nazismo e Anti-Semitismo (Comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto).
Esta exposição conta com cartazes alusivos aos horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente pelos Judeus perseguidos e massacrados pelo regime nazi de Hitler.
Na Vitrina da BE, encontram-se, também, materiais referentes a este período negro da História da Humanidade: livros, fotografias de campos de concentração, filmes e reproduções de senhas de racionamento da época, entre outros.
ESta exposição tem um carácter pedagógico: o de alertar para o desrespeito dos Direitos Humanos e sensibilizar os mais novos, para que a História não se repita.



Entrevista à Professora Bibliotecária da nossa Escola - Isabel Sousa

Fomos até à Biblioteca e lá encontrámos a sua Coordenadora toda atarefada a fazer o que gosta. Sempre simpática e bem - disposta foi respondendo às nossas perguntas.


---- Onde esteve anteriormente? Qual o seu percurso antes de chegar a esta escola?
O meu percurso académico passou por uma Licenciatura em História (Ramo de Formação Educacional) na Universidade de Coimbra. Iniciei a minha carreira profissional, com estágio pedagógico numa escola desta cidade (e já lá vão vinte anos). Sempre adorei dar aulas de História, era o meu sonho desde criança. Aos poucos comecei a aproximar-me (por acaso) e com muito gosto, das Bibliotecas Escolares. Fui-me familiarizando com este trabalho, que aos poucos, também me apaixonou. Comecei a procurar formação sobre Bibliotecas Escolares, Literacias e Novas Tecnologias e fui adquirindo ferramentas para ocupar este cargo.
--- Qual é o seu vínculo a esta escola?
No ano lectivo passado, fui provida ao cargo de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas da Guia – Pombal, a cujo quadro pertenço. Houve um concurso, ao abrigo da Portaria 756/2009 e neste âmbito exerci o cargo de professora bibliotecária nesse Agrupamento de Escolas. Como resido na Figueira da Foz, quando este ano lectivo surgiu o concurso para professor bibliotecário na Escola Secundária de Cristina Torres, não pensei duas vezes. Concorri e ganhei o concurso e aqui estou a trabalhar nesta escola.
---- O que a levou a enveredar pela Biblioteca Escolar?
Desde pequena que era uma frequentadora da Biblioteca Municipal. Sempre me senti muito feliz naquele lugar. O livro (como objecto físico) sempre me fascinou. No fundo, a minha formação em História não choca com a minha actividade de Professora Bibliotecária, penso que se complementam, é mesmo uma mais valia, que acaba por me dar um back ground indispensável para a minha actividade.
---- Que balanço faz das actividades já realizadas pela BE este ano lectivo?
Muito bom. Tenho feito, junto com a minha equipa, tudo aquilo que a Biblioteca Escolar planeou para este primeiro período. Continuo motivada para concretizar o resto do Plano e outras actividades, que possam eventualmente, ir surgindo.



---- Do que já realizou, qual a actividade que mais a sensibilizou? Porquê?
Gosto de todas as actividades que realizei. Sou perfeccionista por natureza, por isso concedo toda a minha motivação e empenho a cada actividade que desenvolvo. É lógico, que umas actividades têm mais impacto do que outras. Mas a atenção com que preparo as actividades é sempre igual, aliás, não sei trabalhar de outra maneira.
---- Gostaria de fazer algo mais em prol da BE?
Ainda este ano cheguei à escola, tive que conhecer melhor o seu funcionamento, os colegas, os alunos… tenho a dizer que tive uma excelente recepção. Já fiz muita coisa, mas “o céu é o limite”. Em matéria de livros, leituras e bibliotecas, tudo se pode fazer. Cada dia, pretendo reinventar este espaço e ao longo do tempo, gostaria de ir podendo adquirir para a nossa biblioteca mais material livro e não-livro, de acordo com as mais recentes novidades editoriais.
----- O que faz é por si, pelos alunos ou pela Comunidade Escolar?
Faço por todos. Em primeiro lugar trabalho para os alunos. Sou professora e o que gosto é de ensinar. Cada cartaz que faço, cada vitrina que decoro, cada post que coloco no Blogue, cada actividade que realizo com alunos… enfim, têm sempre um carácter pedagógico. Sobretudo sou professora, gosto de continuar a sê-lo. Também é gratificante, sentir que a Comunidade Escolar está a reconhecer o meu trabalho e que se manifestam de forma muito agradável, mentiria se não dissesse que isso também me agrada e compensa.
---- Para além da Escola, que outros interesses/ocupações tem?
Parece irónico, mas adoro ler (livros, revistas, jornais…), adoro viajar, passear, apanhar sol, gosto de trabalhos manuais, artes, cinema, música. Adoro estar em casa com os meus filhos. Também gosto de tarefas consideradas rotineiras, como arrumar a minha casa e cozinhar.
---- Neste momento, sente-se realizada pessoal e profissionalmente?
Muito, sinto-me muito feliz neste trabalho. Tenho tido apoio e compreensão para as minhas propostas. Venho para o meu trabalho contente, faço o que gosto e trabalho na cidade onde vivo. Que posso pedir mais? (Risos)

Por Professor Carlos Pereira

Janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prémio de Melhor Leitor da Biblioteca - 1º Período


A Biblioteca Escolar, após ter feito a análise ( com base numa contagem) de todos os alunos que requisitaram livros para leitura domiciliária, no 1º Período e surgiu um nome:

Rute Cravo do 10º Ano Turma E.




A aluna deslocou-se ontem à Biblioteca, sem saber o que a esperava, foi-lhe anunciado que era a melhor leitora da Biblioteca Escolar no 1º Período.
O prémio, foram livros, claro.
A aluna ficou surpreendida, mas muito feliz.

Parabéns RUTE.




A prof.ª Bibliotecária:
Maria Isabel Sousa

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Leitura recomendada

O livro que agora se apresenta é magnífico. Trata-se de uma colectânea de sete contos, para além da novela que dá título ao livro, Tanta Gente, Mariana.
Maria Judite de Carvalho (1921-1998) retrata muito bem o mundo feminino dos anos 50 e 60 em Portugal, com os seus preconceitos sociais e políticos. “A literatura feminina de inícios do século XX revela-se lutadora, revolucionária, feminista. As autoras parecem ter um único intuito: o de denunciar a situação da mulher como vítima da opressão masculina. Esta postura prende-se com o facto de as mulheres pretenderem alterar a atitude da sociedade para com elas. As obras de autoria feminina, produzidas nos anos 50, têm o propósito de despertar a consciência das pessoas sobre a condição da mulher na sociedade. As mulheres-escritoras querem começar a ser tratadas da mesma maneira que os homens, quer no domínio da literatura, quer no da vida comum. Para isso utilizam frequentemente protagonistas femininas que servem de porta-voz das suas opiniões, sentimentos ou visões do mundo.” (in Tanta gente, Mariana e ela tão só, de Ana Paula Fernandes)

Mas os textos não são datados, isto é, não se constroem apenas nesse contexto histórico, fora do qual perdem significado. A autora escreve essencialmente sobre o que é ser mulher, sobre esse mundo de solidão e silêncio que caracteriza o feminino. O silêncio… os contos estão cheios de silêncio. Há um particularmente bom: muito breve, carregado de densidade e de conflito, ingredientes básicos dos bons contos, é o conto “A Mãe”. Mas também o conto “Noite de Natal”, sobre duas mulheres, mãe e filha, que matam um homem, o pai, é muito interessante.
“A partir de imagens de um quotidiano quase banal, a autora cria narrativas de uma grande densidade emocional em que o existencial se revela. Da mulher, figura insistentemente presente, sublinha a solidão, o mal-estar social e a aspiração à maternidade, aspectos mal resolvidos e temas de questionamento constante.” (in Tanta gente, Mariana e ela tão só, de Ana Paula Fernandes)

Vale mesmo a pena ler.
Entretanto, para aprofundar, e sobretudo para quem queira fazer uma apresentação deste livro, aqui fica o link para uma análise bem feita, bem escrita e original, que poderá servir de base ao trabalho, de onde retirámos as citações aqui incluídas.
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/zips/afernandes01.pdf

Silvéria Ramos (18 Janeiro 2011)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Participação na Nossa Escola no Corta-Mato Escolar


Alunos em Prova

Entrega de Medalhas às alunas da ESCT


Realizou-se dia 12 de Janeiro da parte da manhã nas Abadias, o Corta-Mato escolar organizado pela Junta de Freguesia de S. Julião, em colaboração com as escolas do concelho da Figueira da Foz. Esta prova contou com a participação dos alunos das escolas do respectivo concelho num total de 365, dos quais 118 eram representativos da nossa escola, repartidos pelos escalões de masculinos e femininos, em Iniciados, Juvenis e Juniores. O balanço foi positivo, tendo a nossa escola arrecadado os 3 primeiros lugares na categoria de juniores femininos. Esta prova contou ainda com a presença do Director Maomede Cabrá e de alguns colegas, que manifestaram o seu apoio aos alunos da nossa escola que se encontravam em prova. Este evento para além da sua componente social, cívica e desportiva, serviu também para apurarmos os alunos para a Fase Regional do Corta-mato escolar, que terá lugar dia 10 de Fevereiro de 2011 em Montemor-o-Velho. A prova decorreu de forma organizada e com entusiasmo por parte dos participantes, e contou ainda com a colaboração do tempo (não chovendo), facilitando o desenrolar da mesma. Não obstante estes eventos são sempre importantes para revermos colegas conhecidos de outras escolas.

Atletas na linha de partida

Professores de Educação Física das Escolas do Paião e Cristina Torres

O Director Maomede Cabrá com colegas da Escola Sec. de Cristina Torres

Programa Troca de Lâmpadas ECO-EDP na Nossa Escola

Está na Hora de Mudar de Ideias






Mais uma vez a Escola aderiu ao Programa Troca de Lâmpadas ECO-EDP. Desta vez por cada lâmpada incandescente a Escola dá-te 4 lâmpadas de baixo consumo energético.
É tempo de deixarmos de vez as lâmpadas incandescentes muito mais poluidoras que as de baixo consumo. Estas têm um prazo de vida maior e gastam muito menos energia e por isso contribuem para reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera.
Todas as lâmpadas incandescentes serão posteriormente colocadas em ecopontos Electrão para se proceder à sua reciclagem.
No polivalente podes fazer a troca junto do funcionário e com um gesto tão simples marcas a diferença para um mundo mais “Verde”.
Atenção, esta campanha é para todos, abrange toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), os familiares e amigos e claro os ex-alunos da nossa escola.
Boas trocas.
Prof.ª Cristina Pedrosa

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Parlamento dos Jovens Violência em Meio Escolar




Ano lectivo 2010/2011
Bullying
Nós, alunos do 8º D, estamos a dinamizar um projecto no âmbito do Parlamento dos Jovens sobre o tema “Violência em Meio Escolar” onde apresentamos diversas medidas para diminuir o número de casos de Violência/Bullying nas escolas de Norte a Sul do país. Precisamos do teu voto para levar este projecto avante, e conseguirmos ajudar todos os que necessitam.
Fica atento à nossa campanha eleitoral (dia 12 e 13 de Janeiro) e dá-nos o teu voto no dia 17 de Janeiro.
Ajuda-nos a Ajudar.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Torneio de Voleibol Cristina Torres - 17 de Dezembro

Torneio de Voleibol Cristina Torres

No dia 17 de Dezembro, último dia de aulas, realizou-se na Escola Cristina Torres um torneio de Voleibol aberto a todos os alunos da escola. Os alunos do 3º CEB participaram no formato 3x3 e o Ensino Secundário no formato 4x4.
Mais uma vez, a adesão dos alunos foi muito significativa, o que permitiu durante todo o dia a realização de jogos com assinalável valia técnica, acompanhados permanentemente por um público entusiástico no apoio às suas equipas preferidas.
A organização do evento esteve a cargo dos alunos do 10º ano do Curso Tecnológico de Desporto apoiados pelos professores de Educação Física.
Participaram 37 alunos do 3º CEB (10 equipas) e 180 alunos do Ensino Secundário (38equipas).
Os vencedores foram:



3º CEB – Equipa “Os Torrados”





Ensino Secundário – Equipa “Easy”.
Para o ano há mais

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um Excelente Ano Novo

SEMANA ABERTA NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO – VISITA DE ESTUDO

SEMANA ABERTA NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO – VISITA DE ESTUDO



                Foi no dia 18 de Novembro, no âmbito da disciplina de Física e Química, que os alunos das turmas A e C do 11º Ano, usufruíram da oportunidade de visitar a Semana Aberta da Universidade de Aveiro e a Fábrica de Ciência Viva.
                A organização da visita foi da professora Sandra Neves. Para além da convivência e do entretenimento, o principal objectivo desta “viagem” foi a aprendizagem e compreensão de vários fenómenos, muitos deles fazendo parte do nosso dia-a-dia, e que nos passam despercebidos.
                Logo pelas 8.30 da manhã, juntamente com as professoras Sandra Neves, Rosário Madalena e Isabel Felício, os alunos partiram rumo à primeira paragem: chegados à Universidade, pudemos primeiramente observar várias experiências no âmbito da física, algumas envolvendo o som e descargas eléctricas. Uma experiência que os alunos gostaram particularmente foi o efeito da electricidade estática no cabelo dos alunos que se ofereceram para o efeito.
                Depois, um grupo dirigiu-se para o Departamento de Engenharia Civil, onde puderam observar e construir blocos de cimento, além de outras estruturas, e outro grupo dirigiu-se para a visualização do microscópio electrónico, onde puderam observar alguns materiais interessantes.
                Da parte da tarde todos puderam ver um Show de Física protagonizado por dois professores, que realizaram várias experiências e apelaram à participação dos presentes. Seguimos depois para a Fábrica de Ciência Viva onde pudemos ver uma exposição com a qual podíamos interagir. Ainda assistimos a dois filmes em 3D: um sobre a estrutura e diferentes funções da célula e um outro no qual um pequeno submarino tentava resgatar uma lata lançado para o fundo do mar, com o objectivo de apelar para não poluirmos o ambiente e fazermos a reciclagem do lixo.
                Foi uma visita de estudo que, para além de educativa, foi também divertida, acabando todos satisfeitos e com uma experiência nova.

Texto de Daniela Pedrosa, 11º C