terça-feira, 31 de maio de 2011

Feira de Livro Lido.... (ainda as Nossas Jornadas III)



Mais um ano de Jornadas Culturais na nossa Escola, e mais um ano também de Feira do Livro Lido, iniciativa da turma 9ºA e da professora Amélia Ribeira.
O nosso principal objectivo é promover a leitura, através da troca e partilha de livros, e ao mesmo tempo conseguir ajudar pessoas mais necessitadas com o lucro que obtemos após esta actividade.
Tudo começou no ano passado, após uma proposta da Professora Amélia Ribeira, proposta esta que foi bastante bem acolhida por todos os elementos da turma, e devido ao balanço positivo obtido, decidimos repetir. Desta vez, as pessoas já sabiam melhor aquilo que pretendíamos e houve uma grande adesão por parte de todo o corpo escolar.
Para além de promovermos o gosto pela leitura e ajudarmos quem necessita, enquanto o fazemos amplificamos também o espírito de equipa e entreajuda, e divertimo-nos com todas as pessoas que nos rodeiam. Todos ficam a ganhar através desta iniciativa, e desta forma ajudamos também o ambiente e conhecemos pessoas novas enquanto desfrutamos de bons tempos, que ficarão para sempre na memória de toda a nossa turma.

Balbina Oliveira, 9ºA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

I Sessão Interescolas do Concurso Línguas à Solta




     




No passado dia 20 de Maio, pelas 21horas, realizou-se a I Final InterEscolas do Concurso Línguas à Solta, organizado pela Escola EB 2 / 3 Dr. João de Barros, no Auditório do Museu Municipal Dr. Santos Rocha. Participaram equipas de escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz e a Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres (com uma do 8º e outra do 9º).
Parabéns à aluna Balbina Oliveira, do 9º A, pela conquista de mais um 1º prémio este ano lectivo. Foi ela a vencedora entre os concorrentes do 9ºano.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

CONVITE

No âmbito das Actividades de Orientação Escolar e Profissional, desenvolvidas pelos SPO desta escola, temos o prazer de convidar os Alunos do 9º Ano de escolaridade e seus Pais/Encarregados de Educação para estarem presentes numa Acção Informativa, intitulada "9º Ano e Agora?" que será dinamizada pela Psicóloga Leonilde Inácio e decorrerá no dia 30 de Maio de 2011, pelas 18:15m horas, na sala 2B. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PALESTRA SOBRE ROBÓTICA

<>
 
O grupo Biotec (André, Cristoph, Diogo, Gonçalo e Marcel) organizaram uma palestra sobre Robótica com o Eng. João Bastos que revelos as potencialidades dos robots no mundo da Indústria. Na foto os 5 rapazes do grupo acompanhados pelo Sr. Eng. e prof coordenadora, Cristina Pedrosa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mês do coração na Escola Cristina Torres

No âmbito do Mês do Coração, “ Coração saudável, coração feliz”, a nossa escola promoveu várias actividades, tendo em vista a manutenção de uma vida saudável.
No dia 12 de Maio, reuniram-se no pátio da escola os alunos do 9º ano e formaram um coração, a fim de chamarem a atenção da comunidade escolar para a necessidade de adoptar hábitos de vida saudáveis, numa sociedade cada vez mais atingida por problemas de obesidade, stress e doenças do foro cardiovascular.
No mesmo dia, os alunos das turmas do 9ºAno apresentaram aos do 8ºano, trabalhos sobre “ Prevenção das doenças cardiovasculares”, elaborados nas aulas de Área de Projecto.
No dia seguinte, 13 de Maio, decorreu o “Consultório aberto”, com a realização de alguns rastreios ao nível da tensão arterial, medições de Índice de Massa Corporal e análises clínicas para a determinação de valores de referência quanto à glicemia, com o apoio dos enfermeiros do Centro de Saúde
Na manhã de domingo, 15 de Maio, largas dezenas de pessoas aceitaram o repto da
Equipa de Promoção de Educação para a Saúde, participando numa caminhada. A jornada iniciou-se na Escola, os participantes percorreram as principais artérias da cidade, terminando junto às muralhas de Buarcos, onde foi colocada uma faixa alusiva ao evento. Seguiu-se uma sessão de actividade física - desportiva de relaxamento e descompressão.
Durante o percurso, os alunos responsáveis pela organização da marcha, distribuíram folhetos, apelando à promoção da saúde pela actividade física.
No final, os participantes juntaram-se no areal da praia onde decorreu um piquenique.
Esta actividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, enquanto membro da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, Polícia de Segurança Pública e Cruz Vermelha.
No dia 23 de Maio, decorreu na Escola a palestra “ Coração saudável, coração feliz” proferida pelo Dr. Luís Semedo, Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz. Neste contexto, o orador esclareceu os presentes sobre os principais aspectos relacionados com a prevenção das doenças cardiovasculares, tendo os participantes seguido com bastante interesse e fazendo intervenções pertinentes.
As actividades realizadas foram promovidas e organizadas pela Equipa de Promoção de Educação para a Saúde, com a colaboração do Serviço de Psicologia e Orientação e do ATL da Cáritas Diocesana.




Palestra sobre as doenças do Coração


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palestra sobre «Sustentabilidade»

As professoras Isabel Felício e Simone Pinto do Curso Profissional de Técnico de Protecção Civil convidaram João Monteiro, professor de Biologia, pós-graduado em Gestão Ambiental, Material e Valorização de Resíduos, sócio e colaborador da ASPEA e membro fundador da Associação CIDAADS (Centro de Investigação, Divulgação e Acção para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) para desenvolver o tema Sustentabilidade.
O objectivo principal da palestra foi, sobretudo, consciencializar os alunos de que há comportamentos muito pouco sustentáveis que terão de ser corrigidos se queremos deixar para as gerações vindouras um planeta saudável.

MOMENTOS DAS NOSSAS JORNADAS III

Decorreram com muito sucesso as Nossas Jornadas III.

Aqui ficam registados alguns dos momentos inesquecíveis... para mais tarde recordar!


A brincar com a Língua Portuguesa

Ensinar é alegria.
Surpresa de aprender
Com grande fantasia.
Orgulho de saber.
Lá vamos nós outra vez
Aprender a crescer

João Reis, Nº23, 8ºA



Recados para OrkutEm férias quero estar
Só saudade vai ficar.
Contudo, não vou estudar,
O ano vou chumbar.
Leituras não vou fazer
Amanhã é que vai ser!

Tatiana Neto, nº20, 8ºA e Miguel Costa, nº14, 8ºA




As férias a acabar,
Um longo ano a começar.
Logo que a escola terminar,
A praia vou aproveita,r
Só a saudade me vai atormentar.

Diana Silva, nº5, 8ºA e Anastasya Grakolska, nº22, 8ºA



ESTUDO ACOMPANHADO – Aula do dia 17 DE Maio de 2011, trabalhos elaborados pelos alunos da professora Carla Antunes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CANTINHO DOS POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

A Professora Irene Fontinha fez-nos chegar estes bonitos trabalhos:

Quem planta uma floresta
Planta uma festa
Alegria
Música
Cor
Magia

Quem planta uma floresta
Planta um grande ninho
Planta a magia do carinho

Quem planta uma floresta
Deixa o verde em festa
Diz não à poluição
Dá vida ao coração

Quem planta uma floresta
Conquista um lugar na festa
Espalha o amor
O respeito
A dedicação
O puro ar da inspiração.

Tatiana e Vasco, 8º A




Quem planta uma floresta,
planta uma festa;
planta uma flor;
alivia a dor na ausência do Amor

Planta uma festa
Planta uma floresta
Planta o verde
Planta uma flor
Planta a alegria de um novo dia
Planta o Amor.

Quem planta uma floresta,
deixa o Sol aquecer,
com ardor,
o gesto criador!

Anastasiya, 8º A


Quem planta uma floresta
Planta uma festa

Planta uma planta!
Um gesto delicado.
Planta a alegria
De estar apaixonado.

Planta uma laranjeira,
um pinheiro,
uma macieira…
Não deixes de plantar
nem de nova vida criar

Trabalho árduo?
Não! É como sonhar.
Vem para a rua brincar.
Aproveita para as plantas regar

Depois da árvore plantar
E cuidar…
Sente o orgulho no oxigénio
Para RESPIRAR.

Se cada um a regra cumprir
O planeta tornar-se-á mais rico
Mais alegre
Ficará em festa a floresta.

E o homem mais leve vai dormir.

João Reis, 8º A


Quem planta uma floresta
Planta uma festa

Uma festa ao luar
Eu vou plantar
Toda a gente vou convidar
Mas alguém irá faltar

Com a luz do luar
Vou triunfar
E com os amigos festejar

Festejar até de manhã
Nesta floresta que é uma FESTA!

Leandro Batista e José Malafaia, 8ºC

Quem planta uma floresta,
planta uma festa.
Uma festa que não pode acabar!

O homem impiedoso
voltará a atacar.

A floresta tem que escapar.
Alguém tem que a salvar.
Alguém tem que se preocupar.

O homem não a pode matar.
O verde tem que perdurar,
sem ele, impossível respirar.
E o mundo pode acabar.
Mas o ciclo irá recomeçar!

As árvores podem abrigar
quem não tem onde morar.
São nossas amigas.
Nelas devemos confiar.

Conseguiremos, com estes versos, sensibilizar
Quem com as árvores quer acabar?!

André Oliveira e Hugo Monteiro, 8º C



terça-feira, 17 de maio de 2011

Festa (a ler) com Pais

 No dia 12 de Maio, pelas 20.00, no nosso Polivalente recebemos os alunos do 7º Ano, com os respectivos Pais e Encarregados de Educação, bem como os seus Directores de Turma. Os alunos prepararam, previamente, leituras (poemas, provérbios, adivinhas, lengalengas), canções, músicas, teatro... para dedicarem aos seus pais. Os pais e outros familiares foram convidados a participarem com o mesmo tipo de actividades... mas mostraram-se mais tímidos. Como já é tradição, a Biblioteca Escolar, juntamente com os respectivos Directores de Turma, dinamizaram esta actividade.
Ficámos, sinceramente, bem impressionados, com os talentos dos nossos alunos. Foi convidado "um artista" exterior à escola, o jovem Luís Callapez que é um autêntico génio do violino, que frequenta o Conservatório da nossa cidade e o 9º Ano de Escolaridade na Escola EB2.3. Dr. João de Barros. Agradecemos muito a sua presença.
Os cinco alunos vencedores do Concurso de Leitura, que decorreu na nossa Biblioteca, de 14 a 15 de Março, receberam os seus prémios (entre os quais há a destacar a gentileza da oferta de 3 Bilhetes para um espectáculo do CAE para cada aluno vencedor, bem como um livro). Ficamos, portanto muito gratos ao Sr. Vereador da Cultura, Dr. António Tavares e à Sr.ª Chefe de Divisão da Cultura, Dr.ª Margarida Perrolas, que se empenharam a satisfazer o nosso pedido.
Uma noite muito bonita, que será repetida no próximo ano. Gostámos muito!





Jograis na Escola no dia 13 de Maio

Um grupo de Jograis da Assembleia Figueirense actuaou no nosso Polivalente na manhã de 13 de Maio de 2011. O grupo declamou e encantou todos os presentes, com a sua simpatia, expressividade e domínio perfeito da voz. Adorámos! Até breve!

Painel "Guerra Colonial" - Jornadas Culturais 13 de Maio


No dia 13 de Maio, pelas 10.15, na sala 2 B, os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de ver e ouvir testemunhos de "actores" da Guerra Colonial. No painel tivémos a oportunidade de contar com a participação do Coronel Góis Moço (Presidente da Junta de Freguesia de S. Julião), o Coronel Gertrudes da Silva (também historiador), e dois elementos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (Sr. Manuel Bastos e Sr. Santa), ambos antigos Furriéis Melicianos. A descrição realista dos acontecimentos, da História recente de Portugal, entusiasmou a plateia, o que levou a que o Director da Escola, Dr. Maomede Cabrá também participasse com as suas vivências sobre o tema.
O ponto mais forte, foi quando um dos membros da ADFA, mostrou aos nossos alunos um dos males da guerra: as sequelas físicas (expondo a sua prótese dos membros inferiores...).
Uma página inesquecível da nossa História, que pedimos que não se repita.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Palestra na nossa Escola pelo Dr. Luís Semedo no dia 23 de Maio

Coração Saudável, Coração Feliz - 23 de Maio, 18,30h na nossa Escola
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no nosso País e são também uma importante causa de incapacidade. Com o objectivo de esclarecer a comunidade sobre este problema de saúde, a Equipa de Promoção de Educação para a Saúde organiza no dia 23 de Maio, pelas 18h 30 min. a palestra “Coração saudável, coração feliz”, moderada pelo Dr. Luís Semedo, Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz. Para esta acção, a decorrer no auditório da Escola Secundária c/ 3ºCEB Cristina Torres, estão convidados todos os elementos da comunidade.

Caminhada "Coração Saudável Coração Feliz"



No dia 15 de Maio, pela 10.00, tal como o previsto, reuniram-se à porta da Escola muitos professores, alunos, funcionários, familiares, amigos e entidades municipais, para uma caminhada subordinada ao tema "Coração saudável Coração Feliz".
A caminhada começou na nossa Escola, passando pela beira rio, depois pela Forte de Santa Catarina, "calçadão" da parai até às muralhas de Buarcos.
A boa disposição foi notória, a adesão foi muito boa... chegados às muralhas, ainda houve tempo para uma "aulinha de ginástica". De seguida, alguns aventureiros, ainda continuaram a caminhar até ao Cabo Mondego, outros foram para a praia fazer um lanchinho.
Correu tudo muito bem, por isso pedimos que organizem outra, em breve.

Cristina Torres12:13pm May 16
"Caminhada Coração Saudável, Coração Feliz
No Domingo pelas 10 da manhã 75 corajosos (alunos, pais, professores, funcionários e amigos) caminharam até às muralhas de Buarcos num bom ritmo e num alegre convívio. Parabéns aos organizadores (PES e turma de Desporto)."
in Facebook, 16/05/2011

Sala Temática de História "A Guerra Colonial"



Uma recolha de material sobre a Guerra Colonial feita com base na recolha documental do que existia, sobre o tema, nas nossas bibliotecas e na biblioteca da Escola. O trabalho colaborativo do Grupo de História, Inglês e Biblioteca Escolar resultou numa exposição que alertou para um período "negro" da nossa História, numa altura em que muitos dos envolvidos neste fenómeno ainda estão vivos e podem dar o seu testemunho. Foi o que aconteceu no dia 13 de maio na sala 2B, na qual convidámos o Sr. Coronel Góis Moço, o Sr. Coronel Gertrudes Silva (também licenciado em História) e dois  elementos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, para darem conta do que viveram e sentiram durante aqueles anos de Guerra Colonial.
Tivemos imensa pena de não  contarmos com a presença do Professor Vitor Marques, que foi o  primeiro a sugerir o tema desta actividade, e que por motivos de saúde não esteve presente.
Muito gratos a todos os envolvidos.



Vitrina da Sala 23 A - O 50º Aniversário da Guerra Colonial



Madrinhas de Guerra I

Todas as turmas do 9º ano, da nossa escola vieram à sala 23 A, para verem um filme sobre a Guerra Colonial nos três teatros de Guerra e, de seguida, foi-lhes explicado o papel das célebres Madrinhas de Guerra e do Movimento Nacional Feminino. A apresentação que os alunos tiveram oportunidade de ver, encontra-se totalmente disponível neste post.


NOTÍCIAS DAS NOSSAS JORNADAS III

Entre os dias 12 e 13 de Maio a nossa escola esteve envolvida nas NOSSAS JORNADAS III. Os preparativos demoraram semanas, para dois dias plenos de actividades muito diversificadas, interessantes e sobretudo alegres e educativas.

Passaremos a dar conta da forma como decorreram e de que modo os nossos alunos se envolveram...



Concurso de Vocabulário de Francês



Inserido no âmbito de «AS NOSSAS JORNADAS III», realizou-se no dia 12 de Maio de 2011, pelas 9h, o Concurso de VOCABULÁRIO DE FRANCÊS destinado a alunos do 9ºano.
Cada uma das quatro turmas do 9ºano fez-se representar por três alunos, previamente seleccionados em sala de aula.
Os alunos tiveram uma participação muito dinâmica e empenhada.
No dia 13 de Maio procedeu-se à entrega dos prémios aos dois alunos melhor classificados, a saber:
              Bruce Margato, 9ºA, com 96 pontos;
              Tiago Pedro, 9ºB, com 95 pontos.
            Os professores dinamizadores, Carla Antunes e Carlos Pereira, consideram que foi uma experiência que correspondeu, na totalidade, às expectativas e que, por isso, será de repetir.
A todos o nosso obrigado e…até para o ano!
Os professores: Carla Antunes e Carlos Pereira

terça-feira, 10 de maio de 2011

Concurso “Saber Português”



Realizar-se-á no dia 13 de Maio de 2011, na sala 40B, a primeira edição do concurso “Saber Português”, uma iniciativa da responsabilidade do grupo de Português da Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres que se inscreve no âmbito da valorização do conhecimento explícito da língua portuguesa.
Os concorrentes são alunos do 9º e 10º anos de escolaridade, organizados em equipas mistas.
O concurso pretende ser uma incursão pelo mundo da Língua, incentivando os participantes a testarem os seus conhecimentos de Português num ambiente lúdico, mas nem por isso menos competitivo, e o público em geral a ter uma atitude de responsabilidade e carinho no tratamento, no estudo ou na melhoria da língua.

As professoras  dinamizadoras:
 Silvéria Ramos, Isilda Marques e Teresa Seco