quinta-feira, 26 de abril de 2012

Arte Jovem no Paço de Tavarede

No Es-Paço Jovem da Casa do Paço de Tavarede, está patente até dia 27 de Abril, a 10ª Mostra de Jovens Artistas da Figueira da Foz, com trabalhos de Educação Visual dos alunos das Escolas do Concelho. A nossa Escola esteve presente com trabalhos de alunos do 3º CEB. Os nossos alunos também visitaram o espaço no dia da inauguração.


















terça-feira, 24 de abril de 2012

A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Comemora-se amanhã o 38º aniversário da Revolução de Abril. "

A "Revolução dos Cravos", nome pelo qual ficou mais conhecida, foi o golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português, denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução (fonte: enciclopedia.com.pt).
 
A nossa escola também assinala o dia: não esqueças de lançar um olhar atento na vitrine do polivalente; podes aí encontrar símbolos relacionados com a efeméride: caricaturas das principais figuras da Revolução, poemas de Manuel Alegre e Ary dos Santos, livros alusivos, entre outras coisas.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

VISITA DE ESTUDO AOS TEMPLOS ABRAÂMICOS EM LISBOA



No passado dia 18 de Abril (Dia Internacional dos Monumentos e Sítios), os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Proteção Civil (TPC) e Técnico de Análise Laboratorial (TAL), foram a Lisboa numa visita de estudo aos três Templos Abraâmicos, pilares da fé muçulmana, judaica e cristã.
O primeiro templo a ser visitado foi a Mesquita, onde foram recebidos pelo Sheikh David Munir. O Sheikh Munir fez primeiramente uma breve explicação da religião islâmica e depois uma visita guiada ao 3º piso da mesquita, onde mostrou a sala de oração e a sala de abluções. De seguida, seguiram para a Sinagoga de Lisboa, situada na Av. Alexandre Herculano, próximo do Rato, onde foram recebidos pela guia, que lhes explicou os preceitos e símbolos da fé judaica. Para entrarem na sinagoga, os visitantes masculinos tiveram de tapar a cabeça ou usar a kippa, fornecida pela guia, em sinal de respeito pela lei judaica.
Depois do almoço, a última paragem foi na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, um símbolo da fé cristã, que pode ser livremente visitada por alunos e professores. Alguns aproveitaram para visitar os claustros e os túmulos de Fernando Pessoa e Alexandre Herculano.
A visita de estudo foi organizada pelo Grupo de Filosofia e Religiões, no âmbito da disciplina de Área de Integração e relativa ao tema “A experiência religiosa”. Desse modo, os alunos puderam ter um contacto direto com a diversidade religiosa, anteriormente apresentada nos conteúdos lecionados.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Melhores leitores do 2º Período


Estão apurados os Melhores Leitores do 2º Período.
Em 1º lugar: Xavier Oliveira (7º C) com 17 requisições;
Em 2º Lugal: Ana Paula Alves (7º C) com 16 requisições.

Os alunos vieram à Biblioteca receber o seu prémio. A aluna Ana Alves trouxe umas coleguinhas...

Parabéns a ambos! Continuem a ler!

domingo, 15 de abril de 2012

Resumo de todas as Sessões de "Vamos Acordar para o Acordo" 2011/12


Novembro: 266 participantes

Dezembro: 188 participantes

Janeiro: 271 participantes

Fevereiro: 243 participantes

Ao longo de quatro meses os alunos de todas as turmas do 3º CEB participaram na atividade "Vamos Acordar para o Acordo", preenchendo um formulário online na Biblioteca Escolar. Tratou-se um trabalho colaborativo e de articulação curricular entre o grupo de Português e a Biblioteca e Escolar. O resumo das respostas e o número de alunos envolvidos em cada sessão contam de um póster digital, para o qual deixamos o link ( ao acederes ao póster, deves clicar em cada balão, que te levará ao resumo das respontas feito no Google docs).

A Biblioteca Escolar congratula-se com a realização desta atividade e agradece a colaboração de todo o Grupo de Português e dos alunos envolvidos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Figuras Históricas nas Nossas Jornadas IV

Alunos de História do Secundário passearam pela nossa escola encarnando personagens históricas do séc. XX.

TORNEIO DE FUTSAL


Realizou-se no último dia de aulas, e integrado nas nossas jornadas, o Torneio de Futsal.

A organização esteve a cargo dos alunos do CT Desporto do 11ºF em colaboração com o grupo de Educação Física.
Participaram cerca de 90 alunos dos diversos anos de escolaridade.
Os vencedores do 3º CEB foi a equipa «Rap D Pro Team» constituída por:
Diogo Amaral Ano: 9 Turma: B
Pedro Fatia Ano: 9 Turma: B
Alexandre Antunes Ano: 9 Turma: D
Ruben Cardoso Ano: 9 Turma: B

Os vencedores do E. Secundário, equipa «Mata Porcos»:
Rui Dias Ano: 10 Turma: F Nº 26
Daniel Ferreira Ano: 10 Turma: F Nº 10
Bruno Gata Ano: 10 Turma: F Nº 4
Estão todos de parabéns!












sábado, 7 de abril de 2012

Mês de Março - Mês da Leitura na BE (Resumo das atividades em póster)

Aqui está o resumo do Mês da Leitura na Biblioteca Escolar. Clica em cada máscara e acedes a um recurso digital. Diverte-te:

Entrega de Prémios da Atividade "Vamos Acordar para o Acordo"


No dia 23 de março, às 11.45, as professoras de Língua Portuguesa entregaram os prémios aos alunos vencedores da atividade "Vamos Acordar para o Acordo". Esta foi a atividade final de uma série de sessões, em que todas as turmas do 3º CEB passaram mensalmente pela Biblioteca Escolar para resolver um formulário online. Tratou-se de uma um trabalho colaborativo entre o Grupo de Português e a Biblioteca Escolar.
Parabéns aos vencedores!