domingo, 16 de dezembro de 2012

Trabalho de L. Portuguesa (que chegou vindo de trenó do Pai Natal...)


 Estudámos, nas aulas, de Português, alguns exemplos da literatura popular e tradicional. Entre outras propostas, lancei aos alunos o desafio de escreverem uma paródia, que é como quem diz a reescrita humorística de um conto. A Caroliny Alves, do 8ºA, foi particularmente bem- sucedida.
Nesta época natalícia, sempre mágica, deixamo-vos com um texto encantado e com humor. Espero que gostem!
Amélia R

Os três porquinhos



Era uma vez, numa aldeia distante, três porquinhos espertalhões. Estes eram irmãos e cada um tinha uma casa.
Certo dia, um lobo que por ali andava, sentiu grande fome e, lembrando-se dos porquinhos, resolveu ir atrás de cada um deles para garantir a sua jantarada.
Primeiro o lobo dirigiu-se à casa do irmão do meio, um porquinho muito, mesmo muito preguiçoso. Lá chegando, o lobo deparou-se com uma casa inacabada, sem telhado, sem pintura e nem acabamentos.
Ao aproximar-se da porta, que como sempre estava escancarada, o lobo entrou de rompante e com grande excitação exclamou:
- Olha só… mas que belo porquinho! Finalmente poderei comer algo realmente delicioso!
- Comer?! Ih…comer? Isso dá muito trabalho! Tens que me morder para tirar um bom pedaço, tens que mastigar, engolir e depois… depois eu ainda desço pelo teu esófago e tens que fazer a digestão … Ó meu Deus, eu nem consigo pensar na trabalheira que isso dá! Ó senhor Lobo, deixe de comer e viva como eu, in…ten…sa…men…te…  -  disse o porquinho que estava prestes a fechar os olhos.
O lobo, que rapidamente concluiu que aquele porquinho não passava de um molengão magricelas, que da vida nada fazia, resolveu ir atrás do irmão mais novo com a esperança de encontrar um jantar mais ativo.
Quando o lobo chegou à casa do porquinho, bateu com grande força à porta, que não demorou muito a ser aberta.
- Ó senhor Lobo… entre, entre! – convidou o porquinho que rapidamente tirava o avental sujo. – Chegou mesmo em boa altura. Acabei de fazer um chazinho e as bolachinhas de chocolate devem estar quase prontas…
O lobo, que estava a ser sutilmente empurrado para a mesa muito bem-posta, aceitou o convite.
Depois do chá, das bolachas de chocolate, do bolo de caramelo, da caneca de chocolate quente, da tarte de maça, da tigela de arroz-doce, do pudim, da marmelada, da mousse de chocolate e do pêssego em calda, já o lobo estava a ver estrelas.
- Bem… penso que… ui! Penso que por hoje é tudo. – disse aquele grande tufo de pêlo escuro enquanto que, em passos vagarosos, caia sobre a mobília do porquinho, tentando chegar à porta.
- Ó Lobinho, veja lá se não se esquece de tomar o copinho com o bicarbonato de sódio que lhe receitei! Uma boa digestão para si! – gritava o porquinho da porta de casa , enquanto que quase perdia o lobo de vista.
No dia seguinte, o lobo, que já estava pouco esperançoso, foi à procura do palacete do porquinho mais velho. Na entrada havia um grande portão que parecia feito de ouro e junto deste uma caixa de correio do lado de fora.
Quando o lobo chegou, reparou que a caixa de correio estava aberta, por isso não hesitou em ler a correspondência que estava devidamente direcionada para o próprio:
Excelentíssimo Lobo,
Visto que a sua espécie é carnívora e que eu pertenço à sua cadeia alimentar, prevejo que esteja aqui para comer-me. Como já calculava que este dia iria chegar, precavi-me através de um sistema de raios laser, bem como cerquei todo o meu palácio com cerca eléctrica e por fim as minhas câmaras instaladas avisar-me-ão caso haja algum problema.
Lobinho, fica desde já avisado que comigo estão os meus irmãos bem seguros, caso volte atrás deles.
P.S: Não fique exaltado, fiquei a saber que os sete cabritinhos estão muito apetitosos…tenta a tua sorte rapaz!
                                                                                  Porquinho Lupy

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Imagens

Para os nossos alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e amigos, votos de um Natal Muito Feliz, e que o ano novo nos traga tudo aquilo que desejamos.

FELIZ NATAL

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Árvore de Natal cintilante no Polivalente



Este ano letivo, dando jus à tradição, o grupo de artes, fez uma linda árvore de natal recorrendo a materiais reciclados: CDs. Partindo de um suporte previamente feito, toda a estrutura foi coberta de CDs e no interior colocaram-se as tradicionais lâmpadas de natal. O efeito foi muito belo. Por todos os lados árvore cintila raios multicolores que animam o nosso polivalente.
Para todos, Feliz Natal!










Teatro sobre os Direitos Humanos na Escola


No dia 10 de dezembro, os alunos da turma do 11º E, na disciplina de Sociologia, levaram à cena um teatrinho para a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, denominado “As Sofredoras”. O texto, escrito e encenado pelos alunos da turma, contava a história de várias mulheres que sofreram com abusos relativamente aos seus direitos e que através de um grupo de ajuda conseguiram melhorar a sua condição.
Foi um trabalho realizado com todo o empenho e esforço dos alunos, que mereceu o aplauso dos colegas e professores, e muito especialmente da professora de Sociologia, Professora Manuela Ventura.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto »Ler & Aprender»


Este foi o livro selecionado pela Professora Carla Antunes, para ler com os meninos das Escolas do 1º CEB dos Netos e da Quinta dos Vigários, em dezembro.
Trata-se de uma história de Natal diferente porque nos apresenta  um «mundo às avessas» em que o Pai Natal, sentado no seu sofá, assiste, pela televisão, à abertura das prendas em todas as casas do mundo e fica triste ao aperceber-se que ninguém lhe dá prendas.
Entram, então, em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todas as personagens a participar numa modesta, mas aconchegante ceia de Natal.
No final da história, todos aqueles que a leram e ouviram concluíram que, no Natal, o mais importante não são os presentes, mas a compreensão e a companhia dos amigos e da família, a partilha e a amizade.
A todos, um bom NATAL!





Escola EB1 da Quinta dos Vigários
Escola EB1 dos Netos

Dia Internacional dos Direitos Humanos


O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi comemorado na nossa escola. O Projeto Saber Português organizou uma palestra dirigida ao 7º A, que ficou a conhecer melhor os dez princípios da Carta dos Direitos da Criança. Os dinamizadores, Ana Carolina, Ana Rita, Patrícia e Tiago Pedro, do 11º A, apresentaram várias situações de desrespeito pelos direitos mais elementares das crianças de todo o mundo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Escritora Luisete Baptista na Biblioteca Escolar

A escritora Luisete Baptista esteve na nossa escola a dinamizar duas sessões sobre a sua obra literária, hoje, dia 11 de dezembro. A sessão das 10.15 destinou-se às três turmas do 8º ano, que foram acompanhados pelos respetivos professores: Glória Cabete, Fernanda Matias e Irene Fontinha. A sessão do meio dia destinou-se ás turmas do secundário de humanidades, 10º e 11º anos, acompanhados pelas professoras Catarina Vale e Silvéria Ramos, assim como o 9º ano que esteve acompanhado pelo professor Carlos Pereira. Os alunos tomaram contacto com a edição de um livro, desde o primeiro impulso criativo, até à sua passagem pela crítica do editor e passagem pela gráfica, para finalmente  chegar às livrarias. Falou-se, também, de ilustração. Luisete Baptista, sendo uma amante das arte, é também pintora e tem o mérito de ilustrar as suas próprias obras.
Com um discurso vivo e motivador, Luisete Baptista conseguiu prender a atenção de alunos e professores.

A Escola agradece muito a gentileza da presença de Luisete Bapista entre nós.

Nota: Os livros da autora continuarão à venda na Biblioteca até dia 14 de dezembro. 



.

Feira do Livro na Biblioteca Escolar


Do dia 3 ao dia 7 de dezembro a Biblioteca Escolar teve patente uma Feira do Livro,dinamizada pela Casa Rádio, na qual estiveram expostas centenas de livros, sobre temas científicos, artísticos e obras literárias diversas, dirigidas a públicos igualmente diversificados. Pela Biblioteca Escolar passaram todas as turmas do 3º CEB, acompanhadas dos respetivos professores, para além de algumas turmas do secundário, ou alunos do secundário que visitaram a feira de forma autónoma. Provou-se que o livro ainda seduz. Os alunos sentiram-se encantados neste mundo de livros. Havia sempre um livro que os prendia e acabavam por adquirir. Venderam-se muitos livros.
A Biblioteca Escolar também adquiriu muitos livros, que irá difundir a partir de janeiro, para que visitem a nossa Biblioteca para os requisitar.

Até lá! [Boas Leituras]

Dia Mundial da Luta contra a Sida na Escola

No passado dia 30 de novembro, a Escola comemorou o “Dia Mundial da Luta Contra a Sida”. Neste âmbito, a Equipa do Projecto de Educação para a Saúde, desenvolveu um conjunto de atividades que contaram com a participação ativa da comunidade escolar. Pelas 8h 30 foi lido, em cada turma, um texto alusivo à temática da SIDA, havendo posteriormente um momento de reflexão.No intervalo da 10h os alunos do 9ºB e a respetiva professora de Ciências Naturais deslocaram-se para o polivalente, onde se acenderam velas que compunham um laço vermelho. Foram lidas algumas mensagens afixadas no placard "Sabias que..." e distribuídos desdobráveis sober o referido tema. As professoras responsáveis acreditam que estas atividades contribuem para sensibilizar, essencialmente os alunos, para esta problemática. A concretização deste evento foi possível graças à colaboração ativa dos alunos, elementos do ATL e dos SPO.
A Biblioteca Escolar associou-se à comemoração deste evento, com uma vitrina alusiva no polivalente, na qual estavam expostos livros, slogans e palavras de ordem perante este flagelo, assim como reproduções dos célebres laços vermelhos, símbolos desta causa.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola - 3º CEB

Este é o livro escolhido para o Concurso Nacional de Leitura que decorrerá na nossa escola a 3 de janeiro:

O Velho e o Mar de Ernest Hemingway. 

Inscreve-te junto da tua professora de L. Portuguesa.

Vem à Biblioteca requisitar o livro.






Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola - Secundário

Vai onde te leva o coração de Susanna Tamaro.
Livro do Concurso Nacional de Leitura para os alunos do secundário, fase de escola, a 4 de janeiro.
Inscreve-te já, junto da tua professora de Português.

Requisita o livro na Biblioteca.