terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Feira do Livro Lido



No dia 8 de fevereiro a nossa escola vai, mais uma vez, organizar a Feira do Livro Lido  (durante a Jornada Animada).
Esta feira organiza-se da seguinte forma:

* Todas as pessoas que já não queiram livros (porque têm repetidos ou porque já são demasiado infantis, porque o espaço em casa é reduzido …) trazem-nos para a escola e entregam-nos à professora Amélia Ribeira (de Português) ou aos alunos do 8ºA-Mariana Capitão, Caroliny, Sara, Ana Rita, Filipa, Eva, Carolina- ou 8ºB – Mariana Pimenta, Ivan, Mariana Neves, Carolina Serra, Carlota, Inês;
* Os livros são registados pelas pessoas mencionadas que entregam ao dono um comprovativo, assinado, da entrega;
* Os livros são vendidos a preços muito acessíveis;
* Todos aqueles que trouxerem livros -ou pequenos brinquedos- terão direito a levar o mesmo número de exemplares gratuitamente; basta apresentarem o talão que receberam aquando da entrega;
Com esta atividade pretende-se estimular o gosto pelos livros e pela leitura, sensibilizar para a adoção de hábitos “verdes” e para a importância da poupança. O objetivo, não é, portanto, que no fim haja lucro; se houver, no entanto, reverterá para uma causa que os alunos envolvidos considerem relevante. Em anos anteriores foi doado à “Promundo” (para o Haiti) e ao Centro Social da Cova e Gala.
Há sempre prateleiras que os nossos avós, pais, tios, primos, irmãos, vizinhos… querem libertar.
Não querem falar com eles? Eles até ficam contentes!
Feira do Livro Lido  -  Oferece livros e ganha novas leituras!

O COJ da nossa escola


Os tempos livres da Escola Secundária c/3ºCEB de Cristina Torres funcionam no C.O.J., também conhecido por A.T.L. Este é um local de diversão, de alegria e onde se realizam muitas atividades e se produzem muitos recursos.
No C.O.J. decorrem atividades escolares nas quais todos os alunos podem participar. Por exemplo, no Dia Mundial da Alimentação alguns alunos vestiram-se de copos de leite, de maçã, de laranja e de pera. Estes alunos andaram a distribuir fruta e outros alimentos saudáveis pela escola, junto de alunos e professores.
No Halloween, três monitoras e 2 alunas andaram por toda a escola a distribuir tostinhas com doce de abóbora. No Dia Mundial da Luta Contra a Sida o C.O.J. também participou, criando um laço vermelho feito de velas.
Durante as férias de Natal, do Carnaval, da Páscoa e no Verão as monitoras: Beatriz, Sandra e Nélia preparam várias atividades para os alunos se divertirem e poderem continuar a conviver com os colegas mesmo durante as pausas letivas.
No C.O.J, também podem tirar dúvidas das disciplinas ou partilhar com os colegas e com as monitoras sobre assuntos do seu interesse ou preocupações pessoais.Frequentar o C.O.J. é bom, por isso inscrevam-se já. Vai ser muito divertido!




Andreia Almeida, nº 4
Raquel Pontes, nº 25


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Projeto Ler para aprender

Em janeiro, a professora Carla Antunes voltou a dinamizar o projecto «Ler & Aprender» e levou uma bonita história à escola do 1º CEB de Quiaios. Foi uma obra de Manjusha Pawagi, uma escritora indiana que escreveu «A Menina que Detestava Livros». Todos participaram, ouvindo e lendo a história e, certamente, não irão esquecer-se de Mina, uma menina que não gostava nada de ler, embora em sua casa houvesse imensos livros. Será que ela descobriu a magia que cada livro esconde? O livro conta com ilustrações de Leanne Franson que retratam a forma como as personagens lidam com a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz. Lê este livro e descobre como tudo aconteceu. A par da leitura do livro, podes ver a mesma história, contada num pequeno filme de animação, em http://www.youtube.com/watch?v=y8hb5fsnrRM


3º Ano EB1 de Quiaios
4º Ano EB1 de Quiaios
Becristorres's Slidely from Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly.

Alunos da Escola foram ver Teatro de Companhia Inglesa

Os alunos da escola foram ao teatro de companhia Inglesa na Biblioteca Municipal Respondendo a um convite da Biblioteca Municipal, a Professora Bibliotecária diligenciou junto do Grupo de Inglês para que fosse divulgado este espetáculo de teatro que ia ter lugar no Auditório do Museu Municipal no dia 24 de janeiro das 10.00 às 11.00 horas. A Professora Isabel Bernardes cativou 15 alunos do 7º A para participarem nesta atividade. Chegou o dia de hoje e lá foram os 15 alunos acompanhados pela professora Bibliotecária, Isabel Sousa, num mini bus cedido pela Autarquia. Chegados ao local, encontravam-se alunos de outras escolas. O espetáculo começou … e não demos por mal-empregue o tempo que ali estivemos. A peça de teatro foi educativa, divertida e os atores eram muito bons, falavam em verdadeiro inglês, o que constituiu uma mais-valia desta atividade. Os alunos foram convidados a participar no teatro, depois de vestidos e caracterizados, fizeram pequenos papéis. Num instante a hora de espetáculo passou e voltámos à escola. Foi uma manhã diferente e muito boa!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Trabalho de alunos do 9º C no âmbito do PES - Professora Margarida Monteiro


Amizade
     Já ouviram falar de algum ser que sem amigo consiga viver? Este é um sentimento de compaixão, de amor que complementa uma pessoa. E também de união, dedicação, de emoção profunda.
     Venho-vos contar a minha amizade. Tal como os grandes pensadores se confessam à Lua, eu tenho a minha Lua na terra. Aquela em que me refugio nos momentos menos agradáveis, com quem desabafo, rio, choro. Já há uns tempos que nos conhecemos e sempre me disse: “A vida é como um espetáculo de teatro, portanto ri, chora, corre, brinca, diverte-te, pois se a cortina se fechar, a peça pode acabar sem aplausos.”
     A Lua que me vigia é o meu diário: segredos, confissões, pensamentos pessoais nela posso escrever.
     Por vezes odeio-a por, durante o dia, desaparecer da varanda escura onde observo o mundo. Mas logo retornamos à amizade, onde me acaricia com ternura e amor. É uma luz brilhante e, como aquele espelho lunar, tenho muitos pontos reluzentes à minha volta…


RecadosOnlineMarta Figueiredo_Nº2
Francisca Freitas_Nº10
Marlon Domingues_Nº22
Rodrigo Silva_Nº26
9ºC

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A importância do desporto para os jovens


O desporto é uma componente importante na educação dos jovens. A escola tem aulas de educação física, normalmente um bloco de 90min. e um tempo de 45min. Nesta disciplina os alunos praticam diversas modalidades desportivas: atletismo, ginástica, futebol, basquetebol, voleibol, andebol. Como aluno penso que esse tempo dedicado a educação física é insuficiente, por isso muitos alunos procuram a prática de certas modalidades em clubes, escolas e associações. No meu caso, como gosto de basquetebol e soube que existiam treinos na Escola Secundária com 3º ciclo Dr. Bernardino Machado, comecei a treinar lá. Temos treinos todas segundas-feiras, quartas e sextas das 17.30 às 19.00 os treinadores são o professor Carlos Gonçalves, Carlos Barroso, os gémeos Ricardo e Gonçalo Madeira. Na minha equipa que é sub-catorze, existem 15 atletas. Normalmente tento não faltar aos treinos. Quando estes correm bem nessa semana, somos convocados para torneios e competições, no Distrito de Coimbra. Tenho gostado muito desta experiência, pois tenho conhecido muitos outros rapazes e raparigas da minha idade e para além do jogo ficamos a conhecer mais pessoas e mais sítios.


Francisco Almeida, 7º C
Clube de Jornalismo

Ora escreva lá um poema/carta... de amor! Dia dos Namorados


A Biblioteca Escolar pretende levar a cabo, uma atividade que se enquadra nos projetos do Plano Nacional de Leitura e na comemoração do Dia dos Namorados. A atividade, de modo genérico, denomina-se “Ora escreva lá um poema/carta… de amor”. Pede-se a colaboração dos Professores de Português, para sensibilizarem os alunos nas suas aulas para a sua participação nesta atividade. Os alunos poderão começar a escrever a partir de agora, uma carta ou poema, no qual o tema seja o amor e que contenha o nome do remetente (ou pseudónimo) e o nome do aluno/a a que se destina, com o ano e turma da escola. No dia 14 de fevereiro, temos intenção de ir às respetivas salas entregar “o correio do amor” aos destinatários. As cartas poderão ser entregues na Biblioteca Escolar (numa caixa própria para o efeito), ou aos respetivos professores de L. Portuguesa/Português e serem entregues na Biblioteca até ao dia 8 de fevereiro. Aguardamos a vossa colaboração!




quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A NOVA PINTURA DA NOSSA ESCOLA pelo Clube de Jornalismo





Quando se iniciou o ano letivo, a escola só tinha um pavilhão, parcialmente, pintado ( o Pavilhão Administrativo).
Nessa altura, os outros dois pavilhões estavam com a pintura muito gasta e com pinturas murais muito antigas e desatualizadas.
Sabiamos que a escola era muito boa, mas para gostarmos mais dela era importante que ficasse mais bonita.
A pintura da escola tem continuado e no 1º Período pintou-se o bloco A, neste 2º Período a pintura já chegou ao bloco B. A escola está a ficar com um aspeto mais bonito e cuidado. As cores da nossa escola são muito bonitas e diferentes das outras que já vimos, tornando o edifício mais alegre e luminoso.
Esperamos que as obras se concluem proximamente com a pintura do pavilhão gimnodesportivo e com o pavimento novo no parque de estacionamento.
Assim a nossa escola ficou muito mais bonita, todos nós temos mais orgulho nela! 

ELISABETE SILVA Nº10 7ºB
RAQUEL PONTES Nº25 7ºB

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lista de alunos participantes e vencedores do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

div style="-x-system-font: none; display: block; font-family: Helvetica,Arial,Sans-serif; font-size-adjust: none; font-size: 14px; font-stretch: normal; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal; margin: 12px auto 6px auto;"> Participantes e Classificações no Concurso Nacional de Leitura na escola Cristina Torres 2013 by inmarber

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura

Estão apurados o 6 alunos que irão representar a nossa escola na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura.

Não foi fácil encontrar os três melhores no 3º CEB, uma vez que teve de haver uma prova de desempate. A vencedora foi a aluna Matilde Tigeleiro, do 7º ano e em 2º lugar ex aequo ficaram três alunos do 9º ano: André Antunes, Mariana oliveira e Francisca Freitas. Estes três alunos vieram à Biblioteca, hoje, dia 10 de janeiro realizar uma prova escrita sobre a obra "O Velho e o Mar", sendo que após a análise de um júri constituído por três professores: Isabel Sousa (Professora Bibliotecária), Irene Fontinha (Prof. de Português e Rui Alegrio, Professor de Matemática, da equipa da BE), ditou o 2º lugar ao aluno André Antunes e o 3º lugar à aluna Mariana Oliveira. A aluna Francisca Freitas ficou  com suplente.

Parabéns a estes alunos e a todos os participantes!



Melhor Leitor do 1º Período

Demos início ao 2º Período com o apuramento do Melhor Leitor do 1º Período. Tal como já nos tem vindo a habituar, o Xavier Oliveira, do 8º C foi o vencedor.

Alguns alunos estiveram pertinho, portanto, força meninos!!!
O Xavier ganhou como prémio dois livrinhos, uma short story em inglês e uma biografia em português.
Muitos parabéns ao Xavier e aos outros leitores que se destacaram. No 3º período iremos premiar, os 3 melhores leitores.

Até Lá!