quinta-feira, 30 de maio de 2013

Exposição do Centro Documental Cristina Torres

Ao longo do ano letivo os professores Clara Martinho, Isabel Sousa e José Marques  trabalharam com o objetivo de reunir mais documentos sobre a nossa Patrona por forma criar um acervo considerável para ser colocado à disposição dos nossos alunos e professores. Todo o material já existente e algum que foi acrescentado, foi integralmente catalogado ao longo deste ano letivo, com o apoio do professor Hamilton Correia. O nosso catálogo Cristina Torres encontra-se informatizado e é possível aceder a ele através do site da escola.
Como atividade de final de ano letivo  o Centro Documental pretendeu mostrar alguns documentos que demonstram a vinculação à ideologia Republicana e Democrática, o que lhe valeu, primeiro a deportação para a cidade de Braga e mais tarde, o afastamento compulsório do ensino oficial. Cristina Torres passou a dedicar-se ao ensino doméstico, sendo que este centro também entrevistou, ao longo do ano, certas pessoas que conheceram a nossa patrona, como sua professora.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Visita da Escola Pintor Mário Augusto - Alhadas à sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte no dia 27 de maio

Ontem, a Escola Secundária de Cristina Torres recebeu uma comitiva de alunos e professores da Escola Pintor Mário Augusto - Alhadas, que pertence, desde este ano letivo ao nosso agrupamento. Os alunos e professores da turma do Curso de Educação e Formação (Tipo 3) de Empregado de Serviço de Mesa abrilhantaram o nosso polivalente, com uma mostra de confeção, exposição e degustação junto dos nossos alunos de iguarias com excelente qualidade estética.
Os alunos e os seus mestres permaneceram todo o dia nesse local, fardados a rigor e mostrando o que de melhor sabem fazer... o que já nos pareceu de um nível excelente.
Ao longo do dia outras turmas do 9º ano circularam por vários espaços da escola, assistindo a aulas abertas de Educação Financeira, História, Francês, Literatura Portuguesa Economia e visitas a Laboratórios de Ciências, Físico-Química e sessões sobre "A nossa escola" (atividades que realizamos ao longo do ano); como funciona a nossa Associação de Estudantes, sobre a vida e obra da nossa Patrona (Cristina Torres), e sessão de orientação vocacional pela Psicóloga da Escola. Esta atividade envolveu inúmeros professores Foi, portanto, um dia de alegria, convívio, partilha, entre as escolas do Agrupamento Figueira Norte, que nos enriqueceu a todos e que consideramos ter sido de grande relevância para a formação dos nossos alunos.
Agradecemos a vossa visita. Voltem sempre! Esta Escola também é vossa!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEGURANÇA NA ESCOLA


Decorreu no passado dia 8 de maio, uma ação de formação subordinada ao tema” Manuseamento e utilização de extintores”, destinada a todos os funcionários não docentes da escola. Preparou-se esta atividade, constituída por duas componentes, uma teórica e outra prática e tendo como objetivo principal proporcionar um conhecimento mais aprofundado das exigências de segurança contra incêndios em edifícios escolares. Registou-se da parte de todos os intervenientes um grande mobilização e empenho, na realização das tarefas propostas.
 Esta ação foi organizada pelo coordenador de segurança da escola e dinamizada pelos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, a quem agradecemos a disponibilidade.
  José Sousa



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Festa (a ler) com Pais




Festa (a ler) com Pais A nossa escola já tem tradição na realização da Festa dos Pais, dirigida aos nossos alunos do 7º ano e pais. Este evento decorreu ontem na nossa escola, dia 15 de Maio, pelas 18.00 na sala 2B. A escolha deste dia prendeu-se com o facto deste ser conotado internacionalmente como o «Dia da Família». Toda a decoração da festa teve como mote: o coração. Na verdade pretendia-se que esta festa permitisse dar aso aos afetos e às emoções, tanto entre pais e filhos, como entre alunos e professores. Esta festa foi preparada previamente, uma vez que contou com a participação dos professores de Línguas (Português, Francês e Inglês), assim como do empenho dos Diretores de Turma. Os alunos escreveram e/ou selecionaram textos com o objetivo de serem lidos em homenagem aos seus pais. Também foram convidados a participar alunos que tenham talentos para a música, a dança e o canto. A Biblioteca Escolar coordenou os trabalhos, o alinhamento da festa, os ensaios e todos os aspectos logísticos. Os alunos responderam ao repto lançado pela Biblioteca e em conjunto com os professores esforçaram-se para que tudo corresse bem. Também, uma mãe, participou com a leitura de um texto sobre a questão pais & filhos. A festa decorreu muito bem e no fim, pais e professores, foram brindados com uma surpresa, uma bonita flor oferecida pela escola, mas entregue pelas mãos dos seus filhos. Para terminar, houve um lanchinho partilhado, oferecido pela escola a todos os presentes. Esperamos que a festa tenha sido uma experiência que ficará na memória dos nossos alunos bem como uma bonita receção da escola para a integração dos novos alunos na comunidade escolar. 
Isabel Sousa & Simone Pinto


Projeto Ler & Aprender na EB1 do Poço Frio




A Árvore Generosa é um clássico da literatura infanto-juvenil escrito, em 1964, por Shel Silverstein, que conta a história do amor entre uma árvore e um menino.


A árvore é a amiga afetuosa que dá tudo ao menino: as folhas, os frutos, a sombra. O menino também ama a árvore, sua grande companheira de todas as brincadeiras: sobe o seu tronco, pendura-se nos ramos, brinca às escondidas e finge que é um rei com uma coroa feita com as folhas da sua amiga.
Mas o menino vai crescendo, torna-se adolescente e, depois, adulto. E, pouco a pouco, põe a amiga de lado. “Estou grande demais para brincar”, diz ele, um dia, acrescentando que precisa de dinheiro para comprar “muitas coisas”. A árvore dá-lhe, então, as suas maçãs para o jovem vender. Mais tarde, deixa-o levar os seus ramos para o homem construir a sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até à velhice do homem que, até ao fim dos seus dias, já velho e cansado, é chamado de menino pela árvore.
Esta bonita história dá-nos, a todos, uma lição de vida e de generosidade, despertando a consciência ecológica dos meninos de todas as idades - o homem ingrato, materialista, face à generosidade e à força da natureza que, de forma sincera e desinteressada, lhe dá tudo o que tem.
Foi esta maravilhosa história sem idade, de afeto e de ternura, que os alunos da EB1 do Poço Frio descobriram, em maio, no âmbito do Projeto Ler & Aprender. Após a leitura expressiva (e entusiasmada!) do conto, seguiu-se a sua ilustração e a construção da árvore generosa da turma. Todos os alunos decoraram uma grande árvore com folhas de diversas cores nas quais, previamente, registaram aquilo que ofereceriam/partilhariam “se fossem uma árvore”. Parabéns a todos eles pelas suas bonitas palavras e pela forma exemplar como participaram nesta atividade.




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Festa (a ler) com Pais é HOJE!

HOJE a Biblioteca Escolar vai dinamizar a já habitual «Festa (a ler) com Pais» para os alunos do 7º ano de escolaridade. Pelas 18.00 na sala 2B.
Tudo está a ser preparado...
Convidamos professores, Diretores de Turma, pais, amigos e familiares a estarem presentes. ATÉ LOGO!!!


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar de Cristina Torres continua a reunir à sseg. feiras das 9.20 às 10.00... andámos a ler "A Lua de Joana". Esta semana lemos um livro de Afonso Cruz "A Contradição Humana" e um artigo do JL sobre a artista Joana Vasconcelos. Eis as imagens:
By Slide.ly - SlideShow Maker

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Visita de antigos alunos da Cristina Torres à nossa Escola


Queima das Fitas na Escola Cristina Torres by Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly - SlideShow Maker

Os nossos alunos finalistas de 2011/12 e caloiros universitários de 2012/13 vieram visitar-nos hoje, quinta feira de Queima das Fitas. Foi um prazer rever-vos, alegraram o nosso dia e a nossa Escola. Votos de muitas felicidades e voltem SEMPRE!!!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia da Mãe - Dia 5 de maio




A Biblioteca está a fazer uns marcadores para editares com uma mensagem para o dia da Mãe. Vem à Biblioteca Escolar levar um para a tua MÃE.
Podes, também, requisitar um livro para a tua mãe ler. Temos excelentes escolhas!!!
 




DIA DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR




O Projeto Saber Português concretizou mais uma iniciativa: a celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril.
A aluna Balbina Oliveira, do 10º E, apresentou uma palestra à turma do 10º D, sobre os Direitos de Autor. O que são? Para que servem? Quando foram “inventados”? Como protegê-los? Foram algumas das questões a que a aluna do Curso de Humanidades procurou responder, alertando os colegas para a importância deste tema. Colocar as aspas nas citações, indicar as fontes bibliográficas, não fazer downloads… são formas de preservar a autoria de um produto que nos é dado consultar, mas não usurpar.
As coordenadoras do Projeto avaliaram com Excelente o desempenho da Balbina. Aqui lhe deixam um muito obrigada pela adesão à iniciativa.
O Projeto Saber Português privilegia estas atividades em parceria com os alunos, pois desenvolvem competências de saber estar e saber fazer.

As coordenadoras do Projeto

Concurso de adivinhas na escola




Na passada sexta-feira, dia 26 de abril de 2013, realizou-se, na sala 2B da escola Cristina Torres, um concurso de adivinhas organizado pela turma do 10º F. A turma convidada foi o 7º C, que aderiu com entusiasmo e muita sabedoria. A iniciativa decorreu no âmbito da disciplina de português, com vista ao estudo do regulamento. Esta atividade tinha como objetivos não só estimular o gosto dos jovens pela tradição e pelo saber popular como também promover o convívio entre turmas de diferentes níveis. A turma do 7º C dividiu-se em sete grupos de quatro alunos, dos quais um saiu vencedor: Yuri Pinto, Zé Luis, Gabriel Rosa e  Marta Carvalho. Parabéns a todos!

Rita Ponte e Jorge Roque (repórteres) e Mariana Ribeiro (fotógrafa) –10º F