quinta-feira, 27 de junho de 2013

Oferece livros e ganha novas leituras



 

A equipa que organizou a Feira do Livro Lido ofereceu à BE alguns livros comprados com o produto da Feira realizada durante Jornada Animada.
Apesar de o objetivo não ser o lucro mas sim estimular o gosto pelos livros e pela leitura, sensibilizar para a adoção de hábitos “verdes” e para a importância da poupança - e de este ano ter havido muitas centenas de livros entregues (e, portanto, a maior parte dos leitores ter levado livros “novos” sem utilizar dinheiro) - a caixinha das contas tinha, no fim, bastantes moedas.
O passo seguinte foi decidir o que fazer com elas. Este ano decidiu-se adquirir livros e oferecê-los à BE para poderem ser lidos por todos os que desejarem.

Aqui ficam os títulos:

venenos de deus, remédios do diabo de Mia Couto
O enigma de Einstein de Jeremy Stangroo
Calvin & Hobbes de Bill Waterson
Predestinada, de Philippa Gregory
A vida de Pi de Yann Martel


 



A professora Amélia Ribeira e os alunos Ana Rita Silva, Carolina Ferreira, Eva Santos, Filipa Pereira, Mariana Capitão, Sara Serralheiro, Caroliny Alves - do 8ºA-  Ana Carlota Moreira, Ana Carolina Serra, Inês Nascimento, Ivan Jesus, Mariana Pimenta, Mariana Neves -  do 8ºB

Nota: A Biblioteca Escolar agradece a vossa gentileza. OBRIGADA!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Xavier Oliveira - Aluno do 8º C Vencedor absoluto do «Melhor Leitor»

Pela 3ª vez consecutiva, o aluno Xavier Oliveira do 8º C, foi o grande vencedor do »Melhor Leitor» da Biblioteca Escolar pelo que é o vencedor absoluto do Melhor Leitor do ano letivo de 2012/13.

Continua a ler muito Xavier. Ler faz-te ler muito. PARABÉNS!!!

 Xavier com a colega de turma Ana e com a professora bibliotecária, em baixo.

Trabalhos de História em 3 D

Os alunos do 9º anao da professora Clara Martinho realizaram uma sériie de trabalhos em 3 D, recorrendo a materiais diversos e que reproduzem realidades vivenciadas no século XX: Nazismo, Estado Novo, 25 de Abril...
Dada a elevada qualidade estética e a base científica que lhe está subjacente, os trabalhos encontram-se expostos na Biblioteca Escolar.
Eis os trabalhos:







quinta-feira, 13 de junho de 2013

Baile de Finalistas da nossa Escola - 2013



Tal como nos anos anteriores, a nossa escola dinamizou um jantar para os nossos alunos finalistas, no qual fazem questão de estar presentes os seus professores e os funcionários da escola. São estes últimos, que se empenham a tratar das ementas e da confeção, bem como da decoração do espaço onde recebemos todos os participantes. Foi um momento de alegria e de nostalgia, porque estes alunos brevemente vão para outras instituições de ensino superior. 
A escola deseja-lhes todas as felicidades nesta nova fase da sua vida que, estamos certos, será repleta de êxitos pessoais e profissionais. 
Voltem sempre à vossa escola, porque serão sempre muito bem recebidos e darão um brilho particular a este espaço com a vossa visita.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Teste ao Plano de Emergência


By Slide.ly - SlideShow Maker

Decorreu no passado dia 7 de junho na nossa escola, um teste ao Plano de Emergência, com a realização de um simulacro de incêndio. O principal objetivo desta atividade foi testar a sua operacionalidade, avaliando os procedimentos que devem ser adotados por toda a comunidade escolar em situações de emergência. Para que esta tarefa tenha sucesso, é necessária a participação empenhada de todos os intervenientes, só possível com uma população escolar informada e disponível para contribuir para uma cultura de segurança. Esta ação não contou com meios de intervenção externos, mas foi supervisionada por elementos dos Serviços Municipais de Proteção Civil, a quem uma vez mais, agradecemos.

      O Delegado de Segurança

                  José Sousa

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mostra de artesanato/produção artística na nossa Escola



No dia 7 de junho, o grupo disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica, levou a efeito a atividade “Mostra de artesanato/produção artística”, que esteve patente no polivalente da nossa escola.
No evento participaram artesãos de várias valências que deliciaram quem os visitou.
Professores e alunos também se envolveram, em “ateliê aberto”, em diferentes técnicas.

Agradecemos a todos os artistas que aceitaram passar um dia na nossa escola, juntos dos nossos alunos e restante comunidade escolar.


PONTOS NOS IS 2012/2013: ENTREGA DE PRÉMIOS





No dia 7 de junho de 2013, na sala 2B, foram entregues os prémios aos vencedores dos Pontos nos Is.
O 1º lugar foi conquistado pela aluna Vladislava Tolstolis, do 7º A, com 18 pontos. O 2º, ex aequo, com 17 pontos, foi para: Matilde Tigeleiro, do 7ºA, Inês Durão, do 7ºB, Rafael Parente, do 7ºC, e Mariana Pimenta do 8ºB.
A estes alunos damos os PARABÉNS!!! E desejamos que consigam contagiar os outros com o seu carinho pela língua mais bela do mundo!





As professoras: Amélia Ribeira, Carla Antunes, Irene Fontinha, Margarida Monteiro, Paula Matos.



Prémio Literário Cristina Torres 2012/2013 - 22º Edição



            Os jovens premiados da 22ª edição do Prémio que tem o nome da nossa patrona, este ano com o tema A Casa, foram homenageados no dia 7 de junho na sala 2B.
            Estiveram na cerimónia os concorrentes e os seus pais, vários colegas e professores (sobretudo do grupo de Português, que organiza este prémio) e quase todos os patrocinadores – a Junta de Freguesia de S. Julião (Herculano Rocha e Gois Moço), a Junta de Freguesia de Tavarede (José Sousa) e a Câmara Municipal (António Tavares). A CELBI não pode, desta vez, estar presente.
            A cerimónia começou com um belo momento de poesia dita pelo ator António Durães que dedicou o poema “Ítaca”, de Kavafis, aos jovens escritores como “uma lição de vida”.

            Agradecemos aos criadores do cartaz do Prémio - Ana Borges, Ana Pinto, Nuno Gomes e Joana Camarão e à sua professora, Margarida Cristo. Agradecemos também o empenho e dedicação aos elementos do júri (Escalão A: Silvéria Ramos, Carlos Pereira, Margarida Monteiro, Irene Fontinha, Isabel Sousa; Escalão B: Amélia Ribeira, Irene Fontinha, Carla Antunes, Paula Matos, Dulce Ramos; Escalão C: Carlos Pereira, Amélia Ribeira, Isilda Marques e Teresa Seco).


            Não podemos deixar agradecer, mais uma vez, o apoio dos nossos patrocinadores e da CAP. Bem Hajam! Sem o vosso apoio estes jovens não poderiam receber os prémios que, afinal, merecem.
                                                                                 
            Aos jovens escritores do concelho queremos dizer que foi um prazer fazer parte deste projeto e que desejamos que continuem a ser girassóis!
                                                                                             
                                                                        
 A equipa do Prémio

Os vencedores:
ESCALÃO A (dos 11 aos 13 anos)
PROSA
1º PRÉMIO - Matilde Ribeira Tigeleiro, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7ºA, nº24
2º PRÉMIO - Vladislava Tolstolis, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7ºA, nº29
MENÇÃO HONROSA - Ricardo Carreira, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7ºB, nº25 e Maria Beatriz Fernandes, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 8ºA, nº19

POESIA
1º PRÉMIO - Matilde Ribeira Tigeleiro, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7ºA, nº 24
2º PRÉMIO - Leonor Barardo Nobre, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7º A, nº 21
3º PRÉMIO - Matilde Ribeira Tigeleiro, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 7ºA, nº 24

ESCALÃO B (dos 14 aos 16 anos)
PROSA
1º PRÉMIO - Jennifer Pinto de Oliveira, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 10ºA, nº32
MENÇÃO HONROSA - Edna Cruz Boliqueime, Escola EB 2/3 Dr. João de Barros, 9ºA, nº6

ESCALÃO C (dos 17 aos 20 anos)
PROSA
1º PRÉMIO - Daniela Priscila Marques, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, nº10, 12ºE
2º PRÉMIO - Sara Cabete, Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres, 12º B, nº18

POESIA
1º PRÉMIO - Mariana Catarina Marques, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, 12º E, nº27


2º PRÉMIO - Mariana Catarina Marques, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, 12º E, nº27

Vê os trabalhos vencedores:
Agradecemos a cedência das fotografias às professoras Teresa Seco e Fernanda Craveiro.
Formatação dos documentos digitais Professora Isabel Sousa.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sessão com Escritora na Biblioteca Municipal


Os alunos do 7º ano, turma C, deslocaram-se à Biblioteca Municipal para assistirem a uma sessão de uma escritora figueirense, Isabel parreira: Kahleb o Pintor. Foi uma excelente oportunidade para conhecerem o trabalho de produção de um livro, assim como a sua ilustração. Os alunos foram acompanhados pela professora de Educação Visual, Anabela Almeida e pela professora Bibliotecária, Isabel Sousa.





segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Literário 2013


POR QUE MOTIVO ESCREVEM OS POETAS?

A turma de Literatura Portuguesa do 10º ano tentou responder a esta difícil questão. Depois de muita reflexão, aqui ficam algumas frases retiradas dos textos produzidos por cada um.
 É para isto que muitos escrevem, para mostrar que por detrás de uma cara, existe um coração. (Ana Fajardo)
Muitos procuram ir mais além, são ambiciosos. (Ana Silveira)
Talvez um poema seja um meio de deixarem a sua marca no presente, talvez eles queiram deixar por escrito aquilo que não se pode dizer. (Fábio)
Quando estou triste, temas mais profundos andam no meu pensamento e a raiva e a desilusão que sinto fazem-me escrever letras. (Filipe)
 Os poetas tentam explicar o inexplicável e assim conseguem compreender melhor o porquê de certas coisas. (Balbina)
 Quando se faz um poema, é preciso sentir o que escrevemos. (Anastasiya)
 Alguns poetas não gostam de mostrar o que sentem nos seus poemas. (Rute) Os poetas escrevem para falarem. (Diana Vaz)
Os poetas escrevem também para mudarem mentalidades, para levar os que leem à reflexão. (Paulo)
 Os poetas escrevem porque têm algo para dizer. O que os poetas escrevem nunca os satisfaz, porque o mundo da escrita é um mundo complexo. (Simone)
 Os poetas escrevem apenas por gosto, por ser uma coisa que lhes dá prazer. (Carolina Maia)
Os poetas gostam que as pessoas apreciem o seu trabalho, para serem reconhecidos pelo que fazem. (Daniela Lourenço)
 Os poetas sentem emoções nas palavras e fazem poemas juntando palavras como se fosse música. (Mariana)
 Os poetas escrevem para que os seus versos permaneçam, querem ser eternos. (Joana Batista)
 Alguns poetas escrevem com esperança de que apareça alguém que os compreenda. (Ana Martins)

Professora Silvéria Ramos