quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Jantar de Natal do Agrupamento de Escolas Figueira Norte

No dia 17 de dezembro realizou-se o tradicional jantar de Natal que contou com a presença de colegas e amigos da comunidade escolar. O manjar incluiu um maravilhoso bacalhau com natas e um grande sortido de  sobremesas sem esquecer os típicos doces de Natal, como os coscorões e o bolo rei.
O jantar foi abrilhantado pelas fantásticas atuações do coro Figueira Alhadas e de um grupo de amigos do agrupamento. Por fim,  trocaram-se prendas entre os convivas.
Passou-se assim uma noite muito agradável, como se pode comprovar pela reportagem fotográfica.



Mais fotos:

Projeto ERASMUS + na Cristina Torres

No dia 16 de dezembro a nossa escola recebeu técnicas da Autarquia, para divulgarem o projeto Erasmus + no Agrupamento de Escolas Figueira Norte.

Presépio na Escola Cristina Torres

O espírito de Natal também chegou à sala de professores. Ao lado da árvore de Natal, este bonito presépio.

A Árvore de Natal da EB1 de Maiorca

Dando cumprimento à planificação das atividades referentes ao Natal, os alunos, professores e auxiliar, da EB1 de Maiorca, construíram uma árvore de Natal com recurso a materiais de origem natural.
Os materiais utilizados, pinhas e musgo, foram recolhidos na natureza e trazidos para a escola pelos alunos.
Através deste trabalho os alunos puderam constatar a importância que teve o trabalho e empenho de cada um em prol do nosso objetivo: a construção de uma árvore de Natal.

A referida árvore encontra-se exposta na entrada
da escola EB1 de Maiorca.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Projeto Navegar...


No passado dia 4 de dezembro teve lugar mais uma atividade do projeto Navegar. Desta vez, fomos até à Quinta da Fonte, no Casal da Robala, para desfrutar do contacto com os animais e com a vida numa quinta. Fomos recebidos pelo dono que, com a sua simpatia, nos apresentou o Zelito, o Batatinha, o Serafim e outros maravilhosos animais. O Cacau foi a vedeta. Com uma enorme paciência, deixou-nos montar e a trote e a galope calcorrear o picadeiro. Foi um momento muito enriquecedor por tudo o que pudemos apreender e vivenciar, num clima de descontração e de interação com todos os animais que vinham ter connosco. O grupo era composto por 8 alunos do 8º ano que se destacaram, durante o 1º período, pelo seu trabalho e bom comportamento. 

                                                                                                                   Os diretores de turma do 8º ano


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Novas aquisições da Biblioteca Escolar - Listagens


Dia Internacional dos Direitos Humanos na Cristina Torres


 O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi, no dia 10 de dezembro, assinalado na Escola Cristina Torres, com mais uma atividade.

Integrado no Projeto Saber Português, os alunos Carolina Santos, Daniela Neves e Alexandre Bernardes, do 11º C, dinamizaram uma palestra dirigida ao 9º ano. Os alunos do 11º ano sensibilizaram os colegas para a necessidade de respeitar os Direitos Humanos em geral e para os Direitos da Mulher em particular, que continuam a ser desrespeitados na nossa sociedade.

O Projeto Saber Português promove e estimula, com este tipo de atividades, o trabalho inter pares e a partilha de saberes entre alunos. 


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sessão sobre Direitos Humanos pelo Doutor António Pedro Dores


No dia 10 de dezembro um grupo de alunos de Sociologia apresentaram um trabalho sobre "Direitos Humanos". Nesta sessão contaram com a presença do Doutor António Pedro Dores, autor do livro "Segredo das Prisões". Foi oferecido um exemplar deste livro à Biblioteca Escolar, pelo que agradecemos a gentileza.


Texto dos alunos sobre a atividade:


O Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora o 10 de dezembro, foi comemorado, na Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristiina Torres, com várias actividades.

Destaca-se a apresentação de um trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Sociologia, da responsabilidade de um grupo de alunos do 12º E – a Ana sofia Rodrigues, a Bárbara Andrade, a Cristina Mirão, o Tiago Saramago, a Vânia Santos e a Verena Mendes. Para além de uma exposição sobre a violação dos direitos da humanidade, os alunos contaram com a extraordinária participação do Professor Doutor António Pedro Dores docente do ramo “Sociologia da Violência”, do ISCTE – IUL. A palestra teve como tema “Há torturas, violações e humilhações nas prisões portuguesas” e tinha como objectivo alertar os jovens para as injustiças sociais e para a forma como elas se prolongam para dentro das prisões. Após a apresentação, debateu-se o tema, com grande interesse e acalorada participação das várias turmas presentes. Os alunos puderam ainda adquirir, devidamente autografada, a mais recente publicação de António Pedro Dores, “Segredo das Prisões”. Sensibilizar os jovens para a questão dos Direitos Humanos e para a desumanidade presente em cada violação desses direitos era o que este grupo de trabalho pretendia. Pensamos que o objectivo foi alcançado.

Filmes adquiridos pela Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar adquiriu estes filmes de acordo com sugestão do Grupo de Filosofia, PES e Educação para a Cidadania.




Novas aquisições da Biblioteca Escolar

A Biblioteca da escola Cristina Torres adquiriu nos meses de novembro e dezembro os seguintes livros. Estes foram adquiridos de acordo com propostas que nos chegaram do Departamento de Línguas, mas também foram escolhidas novidades editoriais de diversos temas e géneros literários. Esperamos que as escolhas vos agradem e que venham requisitar à Biblioteca Escolar. Também foram adquiridos numeroso títulos (10 ex. de cada) para a Biblioteca da escola pintor Mário Augusto e alguns títulos para os Jardins de infância, que serão proximamente divulgados. BOAS LEITURAS!!!


Novas aquisições da Biblioteca Escolar nov./dez. 2013


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Dia Mundial da Luta contra a Sida no Agrupamento

No passado dia 29 de novembro, as escolas do agrupamento Figueira Norte celebraram o dia mundial da luta contra a SIDA. Foram criados, em todas as turmas, momentos de reflexão e de saberes acerca de um dos maiores flagelos do século XX. Os alunos tiveram oportunidade de relembrar os perigos da doença e essencialmente, os vários modos da sua transmissão e prevenção. No 1º intervalo da manhã, os alunos puderam acender velas que colocaram em cima de um laço vermelho para lembrar todas as vítimas de SIDA. No polivalente esteve patente uma exposição sobre esta temática com especial destaque para o prémio da Paz de 2013, conquistado por Sharon Stone pelo seu trabalho a favor da luta contra a SIDA.
A equipa PES

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Árvore de Natal no Pediátrico

A educadora Ana Paula Silva Lopes (do AEFN) deu continuidade a um projeto que já iniciara no ano letivo anterior, que envolvia a mãe de uma menina com problemas cardíacos chamada Catarina.
Assim, no dia 1 de dezembro, foram ao Hospital Pediátrico de Coimbra fazer a árvore de Natal, desta vez com a colaboração do J.I. do Tromelgo, que  também abraçou o projeto.





Na foto, a educadora Ana Paula com a mãe da Catarina, e, do lado esquerdo, a Dra. Graça (presidente da Associação Coração Feliz) e a Dra. Isabel.

Visita à Exposição sobre a vida e obra da nossa Patrona - Cristina Torres


Visita à exposição de Cristina Torres by Slidely Slideshow

Integrada na comemoração dos 27 anos da nossa escola, foi realizada uma exposição sobre a vida e obra de Cristina Torres. Tal como nos anos anteriores, a professora Clara Martinho fez uma preleção sobre a nossa patrona e divulgou junto dos alunos do 7º anos e 12º E a importância do nome de Cristina Torres atribuído à nossa escola.

Natal na nossa Escola 2013

Por todos os cantos e recantos da nossa escola já se vive o espírito de Natal. Na biblioteca, secretaria, sala de professores  e salão polivalente já brilham os enfeites e símbolos do Natal.
No Polivalente temos uma belíssima árvore construída pelo Clube de Artes.





Natal na escola 2013 by Slidely Slideshow

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Chá com Livros" na Biblioteca Escolar & Feira do Livro da "Bruaá"


Chá com livros by Slidely Slideshow

No dia 4 de dezembro tivemos entre nós, na Biblioteca Escolar, o  proprietário da Bruaá, editora figueirense. Miguel Gouveia falou-nos de livros, de leitura, edição e o mercado atual do livro.
Às 10.15, Miguel Gouveia fez uma sessão para alunos de Literatura Portuguesa, do 10º e 11º anos. À tarde, a sessão foi para professores do Agrupamento, e teve como mote: "Chá com livros". Contámos com a presença de diversos professores, que,  numa conversa descontraída e animada, falaram sobre a Bruaá, os livros, o papel da leitura no mundo atual e a qualidade de livros que "abundam" nas livrarias, tendo "um prazo de validade tão curto como um simples iogurte". 
A Biblioteca Escolar ofereceu aos presentes um marcador alusivo e, no final, foi servido um chá com bolinhos.
Agradecemos a presença de todos. Foi muito bom ter-vos neste local, onde simultaneamente está a realizar--se uma feira do livro com edições da Bruaá.

Árvore de Natal

“…o homem sonha e a obra nasce”.
Uma vez mais, um grupo de professores deu asas à sua imaginação e o produto final é a árvore de Natal de que podem desfrutar no polivalente da Escola Cristina Torres. Um obrigado a todos os que connosco colaboraram.
O Clube D’Artes deseja festas felizes a toda a comunidade escolar.

 



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2013/14


Tal como nos anos anteriores, a Biblioteca escolar e o Grupo de Português vai levar a cabo mais um Concurso Nacional de Leitura aberto aos alunos do 3º CEB da nossa escola e da Escola Pintor Mário Augusto e do Secundário. Seguem-se as regras do regulamento deste concurso e os livros que os alunos de cada escalão deverão ler. Os alunos do 3º CEB farão a prova no dia 6 de janeiro e os do secundário, no dia 7 de janeiro. Os livros encontram-se na Biblioteca Escolar (vários exemplares de cada), onde os poderão requisitar. As inscrições deverão ser feitas junto do professor de Português ou na Biblioteca Escolar.