sexta-feira, 31 de outubro de 2014

1º Congresso de Bruxas





A biblioteca escolar de Alhadas  do Agrupamento de Escolas  Figueira  Norte comemorou o Dia das Bruxas com um programa de atividades dos diabos!
O destaque  foi para a realização do 1º Congresso de bruxas, fadas ,magos, gnomos e demais elementos de outras dimensões, onde a plateia teve oportunidade de ouvir músicas enfeitiçadas, cantadas pelas bruxas de todo o  mundo, assistir a feitiços, apresentados por bruxas aprendizes e  ouvir histórias do Reino dos Arrepios… ou não! Também não faltaram os desabafos  de um a bruxa que  queria mudar de vida, farta que  estava de ser malvada e transformar-se numa fada. Mas foi difícil descobrir  a palavra mágica para conseguir o feitiço da modificação, o que lhe valeu foi poder contar com  a ajuda dos restantes congressistas que concluíram de imediato que  a palavra mágica que faltava era mesmo e tãosomente, por favor. Estes tiveram  ainda a oportunidade de lhe ensinar outras palavras capazes de grandes milagres: obrigada, desculpa, bom dia, muito bem!
 O congresso terminou com um debate “ Eu sou bruxa  e posso resolver…” onde se refletiu sobre alguns  problemas da atualidade: violência doméstica, indisciplina em meio escolar e a epidemia do Ébola; terminando com propostas de solução, muitas delas só possíveis graças aos feitiços das bruxas.
A biblioteca foi decorada  a rigor para  servir de cenário a tão fantástico evento, repleto de bruxas,  que vieram  de todos os Reinos da  Escuridão,  para não perderem a oportunidade de assistir ao acontecimento.
A distribuição de marcadores embruxados e outros presentes horripilantes  pela  comunidade escolar serviu para divulgar a atividade, que contou com  a participação  da professora de Português  Clara Ligeiro e  do envolvimento dos alunos do 5º A e das professoras de Educação Especial e respetivos discentes.
O evento foi um sucesso e contou com o patrocínio de vários departamentos curriculares: Departamento de Línguas, Departamento de  Expressões e Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.






quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares











Durante o mês de outubro, comemorámos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Neste âmbito, foi criado um  cartaz subordinado ao tema “A Tua Biblioteca Escolar – Um Mapa de Ideias” e produzidos marcadores de livros para os alunos.
 

A Biblioteca Escolar recebeu no seu espaço todas as turmas do 7º e 10º anos de escolaridade, para participarem em sessões de formação de utilizadores. Os alunos ficaram a conhecer o funcionamento deste espaço, assim como os serviços e equipamentos que se encontram disponíveis.

Pretende-se, assim,  que se tornem utilizadores autónomos e responsáveis  e que, desta forma, tirem partido da referida atividade para a realização de trabalhos, para o estudo pessoal, entre outros, tendo em vista o sucesso.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Comemoração da Semana da Alimentação no Agrupamento de Escolas Figueira Norte





A biblioteca escolar de Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, em articulação com os docentes de Ciências Naturais do 2º CEB, comemorou, de 13 a 17 de outubro, a Semana da Alimentação.
As atividades decorreram no espaço da biblioteca e noutros espaços escolares e incluíram a visualização interativa de documentários sobre obesidade infantil, hora do conto e exposições, tendo sido feito reiteradamente o apelo à importância do pequeno-almoço e à variedade de alimentos saudáveis que se podem ingerir nesta refeição. O consumo regular da sopa também não foi esquecido, dado ser um alimento versátil, saudável e nutritivo, capaz de agradar a qualquer palato ( daí o título da exposição “A cada boca uma sopa”). Esta iniciativa contou também com a colaboração da professora Luísa Ferreira que selecionou algumas sopas tradicionais, cujas receitas foram distribuídas pela comunidade escolar.
É de salientar também a palestra “Alimentação na Antiguidade- Grécia”, direcionada para os alunos do 7º ano e integrada nos conteúdos programáticos da disciplina de História, proferida pela professora bibliotecária.
No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, foi distribuída fruta pela comunidade escolar numa atividade denominada “Caminhe pela sua saúde”, que visou associar o exercício físico com a prática regular de uma alimentação saudável, uma vez que o acesso ao cesto da fruta estava marcado por um trilho de pegadas coladas no chão.
 Integrada na mesma comemoração, a professora bibliotecária, em articulação com a docente do 1º CEB da EB1 de Alhadas, Isabel Fernandes, dinamizou nesta escola a “Hora do conto”, tendo por base o conto tradicional “O sal e a comida”, que serviu de pretexto para uma reflexão sobre o consumo moderado de sal na alimentação e a alternativa saudável do consumo da salicórnia e das ervas aromáticas, que os alunos tiveram oportunidade de conhecer e identificar o aroma.
Esta foi uma semana repleta de reflexão e aprendizagem sobre os hábitos alimentares, pois saber optar e fazer pequenas mudanças fazem a diferença e tornam o mundo melhor.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Eleições para a Associação de Estudantes 2014-15



De 20 a 24 de outubro, os alunos da Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres apresentaram as listas para a eleição dos seus representantes na Associação de Estudantes.
Durante três dias, as listas Sonic e Flash, que irão a eleições no próximo dia 24, dinamizaram várias atividades no Polivalente e no espaço exterior junto ao mesmo para apresentarem o seu projeto para o presente ano letivo.

A Salicórnia veio à Escola


No dia 15 de Outubro as docentes do grupo de Educação Especial da escola EB2,3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, dinamizaram uma ação subordinada ao tema, “Salicórnia no pão faz bem ao coração!” dirigida aos alunos com Currículo Específico Individual.
Esta atividade, proporcionada pela convidada Filomena Dias (coordenadora do projeto “Salicórnia! Que segredos?!”, que ganhou o 1º prémio do 1º escalão da Fundação Ilídio Pinho), inseriu-se no Projeto “Pontes para a Inclusão” e teve como objetivos desenvolver a autonomia destes alunos, fomentar hábitos saudáveis de alimentação e estimular a sua curiosidade para um recurso natural regional, tão importante como é a salicórnia.
Os alunos participaram ativa e entusiasticamente na atividade, fazendo pão com salicórnia que degustaram com satisfação e surpresa, reconhecendo esta planta como um bom e agradável substituto do sal. 

Formação de Utilizadores na Biblioteca Escolar


De acordo com a planificação da Biblioteca Escolar relativa ao "Mês das Bibliotecas Escolares" durante o mês de outubro realizaram-se neste espaço da escola Formação de Utilizadores para os alunos de todas as turmas de 7º e 10º Anos. Passaram pela Biblioteca escolar certa de duas centenas de alunos acompanhados pelos respetivos professores. Os alunos tomaram contacto com regras e conhecimentos necessários para uma boa utilização da Biblioteca Escolar (requisições, modo de classificação do material livro e não livro, recursos e práticas). Foi oferecido um Guião de Utilizador da Biblioteca Escolar e um marcador de livros alusivo ao "Mês das Bibliotecas Escolares".
 
Agradece-se a colaboração dos professores acompanhantes que tiveram a amabilidade de dispensar os alunos por 45 min. das suas aulas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ação de formação sobre TAG Rugby



Decorreu no dia 15 de outubro no Pavilhão da Escola Cristina Torres uma ação de formação sobre TAG Rugby destinada aos professores de Educação Física do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.
Ação foi dinamizada pelo professor Rui Carvoeira, diretor técnico regional do Centro de Rugby e selecionador nacional de Rugby dos sub-18.
Os objetivos da ação foram: caraterização da modalidade, formas de abordagem em contexto escolar e progressões pedagógicas.





terça-feira, 14 de outubro de 2014

Lista de filmes e sinopse

A BE divulga a lista completa dos filmes existentes na Escola Cristina Torres com a respetiva sinopse.


Para aceder, basta clicar no seguinte link:
http://issuu.com/belsousa/docs/dvdsinopse/1

Dia do Animal na Escola Pintor Mário Augusto


 A Biblioteca Escolar de Alhadas, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, em articulação com os docentes do 2º CEB de Ciências Naturais, Educação Moral e Religião Católica e com o Clube da Solidariedade, comemorou, uma vez mais, o Dia do Animal- 4 de outubro. A comemoração decorreu ao longo da semana e integrou atividades diversificadas que envolveram toda a comunidade educativa. Destacamos as apresentações interativas na Biblioteca sobre os direitos dos animais e orientações para se ser um bom tratador, declamações de poemas, lengalengas e  fábulas onde o animal  tem lugar de destaque, abrindo sempre a possibilidade para a reflexão sobre a importância deste da vida do homem ou sobre maus tratos que lhes são infligidos. Na Biblioteca esteve ainda patente uma exposição bibliográfica que integrou, também, trabalhos realizados pelos alunos.

Ao longo da semana foram distribuídos marcadores temáticos e dinamizada uma campanha de angariação de comida para animais,  a qual foi oferecida à APAFF (Associação de Proteção  do Animal da Figueira da Foz). No dia 2 de outubro, esta associação deslocou-se  à Escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, representada por dois dos seus elementos,  esclareceram  os alunos acerca dos objetivos desta  instituição  e dinamizaram uma palestra para todos os alunos do 5º ano e algumas turmas do 6º ano sobre o tema  “Sabes o que custa ser um bom tratador?”.  A palestra foi do total agrado dos alunos que souberam interagir com a oradora Dr.ª Ana Miguel, com muito empenho e gosto de saber.
Pelo modo como decorreu a comemoração e em particular a recolha de alimentos que envolveu professores, alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação os professores dinamizadores agradecem o empenho e o entusiasmo demonstrado.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Comemoração do Dia Nacional dos Castelos no Agrupamento de Escolas Figueira Norte




Relíquias do nosso passado histórico, os castelos transportam-nos para tempos remotos, fazendo ecoar o tilintar das armas, o relinchar dos cavalos, os gritos heroicos de quantos aí pereceram para defender a nossa pátria e consolidar a nossa independência, em episódios grandiosos onde a lenda, a fantasia e a história se combinam.

Com os objetivos de permitir aos alunos compreender a importância do castelo enquanto manifestação do nosso património histórico e cultural; valorizar, respeitar e preservar esta forma de património e promover a cidadania ativa e interveniente, a biblioteca escolar da Escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, organizou uma visita de estudo ao castelo de Montemor-o-Velho, no dia 7 de outubro, assinalando assim a comemoração do Dia Nacional dos Castelos.

Para o efeito foram convidados os alunos do 1º e 2º anos das escolas: EB1 de Quiaios, EB1 de Alhadas e todas as turmas da EB1 de Brenha que, em autocarro cedido pela autarquia, se deslocaram ao local. Desta forma, tiveram oportunidade de usufruir de uma visita guiada, que lhes proporcionou uma manhã repleta de aprendizagens e de convívio, que a todos agradou e permitiu viajar no tempo, embarcando nas asas da imaginação. Uma aula diferente, dada numa outra sala e numa outra escola.

 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O AEFN na Semana Europeia da Mobilidade na Figueira da Foz – 21 de setembro





 
No dia 21 de setembro decorreram na Figueira da Foz atividades relacionadas com a Semana Europeia da Mobilidade. 
O nosso Agrupamento esteve presente e participou na atividade de cicloturismo e caminhada com alunos, pais, professores e funcionários, num total de 65 pessoas.
O grupo de cicloturismo concentrou-se na Escola Pintor Mário Augusto às 8:45 h e em comitiva controlada deslocou-se para a praceta Ledesma Criado, onde assistiram a uma ação de sensibilização dinamizada pelo Centro de Saúde de Buarcos e PSP.

Depois de uma volta à cidade regressamos às Alhadas pelas 13:15 h, não havendo ocorrências dignas de registo.
Nesta ação da Câmara Municipal da Figueira da Foz a quase totalidade dos participantes pertenciam ao nosso Agrupamento.

Atividades constantes do PESES do AEFN para 2014-2015


Alda Rodrigues e Fonseca Antunes Professores de Educação Física do AEFN PMA