quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro.



A biblioteca escolar de Alhadas, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, assinalou, no dia 27 de janeiro, “O Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto”. A atividade visava sensibilizar os alunos para o significado desta catástrofe, que dizimou milhões de vítimas, provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi aos judeus, ciganos, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência e opositores políticos, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial, em vários campos de extermínio espalhados pela Europa.
O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. A data de 27 de janeiro tem um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz- Birkenau/ Polónia) pelas tropas da União Soviética.
Com base na proposta de trabalho da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro, os alunos refletiram sobre o significado da afirmação, associada à comemoração e foram alertados para a repetição de idênticos holocaustos, na atualidade.
Das atividades dinamizadas constou uma exposição bibliográfica sobre o tema e um momento de leitura recreativa da obra: “ A história de Erika”, da autoria de Ruth Vander Zee, que relata a história de uma menina que em 1944 sobreviveu ao Holocausto. Foram ainda lidos alguns excertos do “Diário de Anne Frank”, bem como  a evocação da ação humanitária de Aristides  de Sousa Mendes.
 Os alunos do 6º A, acompanhados pela professora de Português, a Dra. Clara Ligeiro, assistiram a uma das sessões, com bastante empenho, evidenciando espírito e sentido de responsabilidade cívica. 




segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Concurso de Fotografia & Texto - "O meu mar"








PARTICIPA!!!

Concurso Nacional de Leitura 2014/15 - Fase de Escola




Nos dias 15 e 16 de janeiro decorreu o Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola - respetivamente 3º CEB e Secundário no Agrupamento de Escolas Figueira Norte.
A Biblioteca Escolar, com a colaboração do Grupo de Português, leva anualmente a cabo este evento, que mobiliza alunos da Escola Cristina Torres e, este ano, também da Escola Pintor Mário Augusto. Tivemos a concurso 27 alunos do 3º CEB e 16 alunos do Secundário. Os alunos responderam a um formulário relativo a obras previamente indicadas. Os resultados obtidos pelos alunos provam que a leitura ainda é estimulante.
Dos participantes foram apurados para a Fase Distrital os seguintes alunos:
No 3º CEB - 1º Lugar: João Gomes (9º C); 2º Lugar: Francisco Dias (8º B); 3º Lugar: Ana Gabriela Guedes (9º C).
No Secundário -  1º Lugar: Cláudia Esteves (11º E); 2º Lugar: Xavier Oliveira
(10º F); 3º Lugar: Ana Carolina Serra (10º A).
Foram ainda atribuídas menções honrosas aos alunos do 3º CEB: Diogo Matos (8º B); José Alexandre Oliveira (8º C); Mariana Cação (8º C) e Matilde Tigeleiro (9º A). No Secundário foram distinguidos com Menção Honrosa os alunos: Edna Boliqueime (11º E) e Inês Romão (12º B).
 
Parabéns a todos os alunos participantes e, em especial, aos vencedores.
 
 
 


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ALUNOS DO AEFN NO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SAL






Alguns alunos do 2º, do 3º ciclo e do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte realizaram uma Visita de Estudo ao Núcleo Museológico do Sal, no dia 7 de janeiro, no âmbito do Projeto da Educação Especial “Pontes para a Inclusão”. Foram acompanhados pelos professores de Educação Especial, por duas técnicas do projeto CLDS+ e por uma assistente operacional.
Esta atividade veio no seguimento de uma ação de formação sobre a salicórnia, que teve lugar durante o primeiro período na Escola EB2,3 Pintor Mário Augusto e pretendeu dar a conhecer aos alunos o meio em que se desenvolve naturalmente a planta que substitui o sal na confeção de refeições, bem como algumas profissões locais de antigamente. Teve ainda, como principais objetivos, incentivar a interação com os outros, proporcionar uma atmosfera que encoraje os alunos a explorar o meio ambiente, dar a conhecer as salinas e o seu modo de funcionamento e ensinar a utilizar o sal na alimentação de forma saudável.
Os alunos participaram de forma entusiástica, tendo interagido muito bem com as técnicas do Núcleo, que fizeram uma brilhante apresentação do processo da extração do sal e dos locais onde o mesmo se produz.
No final ainda visitaram um armazém das salinas, tendo alguns alunos solicitado para voltarem na primavera e experimentarem algumas tarefas desta atividade ancestral.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Vencedores do CNL -3ºCEB

 
 
Este ano foi possível contar com alunos da Escola Pintor Mário Augusto, que à mesma hora realizaram o formulário sobre a mesma obra. Aqui publicamos os resultados obtidos:
 
 


Nutricionista na Escola

No dia 16 de janeiro as turmas do secundário tiveram a oportunidade de participar em sessões com uma Nutricionista que se deslocou à escola no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde. O tema é bastante pertinente pela atualidade que tem junto dos nossos alunos.








Concurso Nacional de Leitura no Agrupamento de Escolas Figueira Norte

Decorreu em simultâneo na Escola Secundária C/ 3º CEB de Cristina Torres e Escola 2º e 3º CEB Pintor Mário Augusto a 1ª Fase do Concurso Nacional de leitura (Nível de Escola) do 3º CEB, no dia 15 de janeiiro, pelas 9.15. Os alunos do 3º CEB leram o livro de Ondjaky, "Os da Minha Rua". Concorreram na escola sede 22 alunos e na PMA 5 alunos.
No dia 16 de janeiro decorreu na escola sede o concurso do Secundário, no qual estiveram presentes 16 alunos. A obra a concurso foi de Marcus Zusak, "A rapariga que roubava livros".

Deixamos algumas imagens da atividade.

Alunos do Secundário


Alunos do Secundário

Alunos do Secundário

Alunos do Secundário


Alunos do 3º CEB
Alunos do 3º CEB
 
 
 


 

Ação PES - Professor Fernando Lopes

O Professor de Filosofia Fernando Lopes esteve esta semana, mais uma vez, na nossa escola a realizar sessões no âmbito do PES.
Desta vez o tema, continuou a ser de grande interesse para os alunos que tiveram a sorte de estarem presentes nas diversas sessões, pois falou-se de AUTO-ESTIMA.



Xavier Oliveira - Vencedor do prémio do Melhor Leitor do 1º Período

O vencedor.
A Biblioteca Escolar continua a premiar, todos os períodos letivos, o nosso melhor leitor.
Como nos antigos prémios, o aluno Xavier Oliveira do 10º F, nº 30, continuou a ser distinguido como o "Melhor Leitor", com 26 requisições domiciliária de livros.
A seguir distinguiram-se as seguintes alunas:
 
Ana Alves, nº 1 do 10º F - 7 requisições;
Catarina Caçoete nº 7 do 7º B - 5 requisições;
Ana Delgado, nº 2 do 10º C - 4 requisições.
 
Felicitamos o Xavier por mais esta vitória, assim como às alunas assinaladas.
 
Continuem a ler! Ler faz bem!

O vencedor com a 2ª Classificada, Ana Alves.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Alunos colocam os Pontos nos Is!



 



        As turmas do 4ºano, do 5ºano, do 6ºano, do 7ºano, do 8º ano e do 9º ano do agrupamento estão desde o início do ano a realizar uma atividade em que exercitam os seus conhecimentos sobre ortografia. Intitula-se Vamos pôr os pontos nos Is! e é uma iniciativa dos professores de Português e do Projeto Saber Português.
        Uma vez por mês, os alunos respondem a questões e vão somando pontos. Os exercícios consistem na resposta a perguntas de escolha múltipla, preenchimento de espaços, etc. No fim do 2º período os alunos com pontuação mais alta (um por turma) realizarão uma prova final e os que se distinguirem nessa prova serão premiados.
Pretende-se, com esta atividade, estimular o gosto de escrever corretamente na língua materna.
Damos os parabéns a todos os que cuidam bem da língua mais bela do mundo!
                                                                        
Os professores de Português   


        Estes são os nomes dos alunos com as pontuações mais altas em cada turma (resultados dos meses de outubro, novembro e dezembro):