quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dia da Terra

No dia 22 de abril o AEFN comemorou o dia da Terra. Na sala 2B o Dr. Leonel Pereira da FCTUC apresentou uma palestra sobre a Biodiversidade das Algas marinhas seguido de um showcooking com arroz de algas. A equipa do COJ realizou um workshop sobre reutilização de materiais com os alunos do 8º ano. Seis turmas da Cristina Torres e da Pintor Mário Augusto saíram numa atividade de limpeza de praia e de floresta. A psicóloga disponibilizou material sobre profissões e cursos ligados ao ambiente e foi organizada uma exposição no polivalente da Cristina Torres.
Foi uma manhã que deu oportunidade aos alunos de pensarem VERDE e aprender a amar o nosso planeta.


Vencedores do Prémio Literário Cristina Torres - 2014/15




Prémio Literário Cristina Torres
24ª edição




A Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres, entidade promotora do Prémio Literário Cristina Torres, levou a cabo mais uma edição do Prémio Literário Cristina Torres, que homenageia a sua patrona e que visa incentivar à escrita os jovens estudantes do concelho, motivando-os para a leitura, para a escrita, ou para outra forma de expressão artística.
Esta edição contou com 42 participantes, desde os alunos do Jardim de Infância aos alunos do 12º ano, nas diversas modalidades a concurso.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dois alunos da Escola Cristina Torres na final do Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital


Todos os alunos participantes: 3. CEB - João Gomes, Francisco Dias e Ana Gabriela; Secundário - Cláudia Esteves, Xavier Oliveira e Ana Carolina Serra

Na sequência do Concurso Nacional de Leitura – Fase de Escola, levado a cabo em janeiro na Biblioteca escolar da Escola Cristina Torres, foram apurados 6 alunos que representariam a escola no CNL – Fase Distrital. Esta ocorreu ontem, dia 29 de abril, a partir das 13.00 na Biblioteca Afonso Duarte em Montemor-o-Velho. Os alunos do 3º CEB leram a obra “O rapaz do pijama às riscas” de John Boyne e os do Secundário leram “Somos todos um bocado ciganos” de Manuel Jorge Marmelo.
A participação da nossa escola foi excelente na medida em que dois alunos do secundário foram apurados para os cinco finalistas, tendo a aluna Ana Carolina Serra, do 10º A arrecadado o muito honroso 3º lugar e ao aluno, Xavier Oliveira, do 10º F, foi distinguido com o 4º lugar. Esta prestação dos nossos alunos constitui motivo de grande alegria para a Biblioteca Escolar, para os seus professores, pais e para toda a comunidade escolar.
  Parabéns Ana e Xavier!!!

Ana Carolina e Xavier entre os cinco finalistas








Xavier na prova de leitura expressiva


Xavier na prova de leitura expressiva

Xavier e Ana Carolina aguardam a sua prova de argumentação

Ana carolina e Xavier recebem os seus prémios
Ana Carolina e Xavier com o Humorista Serafim

Todos os finalistas do 3º CEB e Secundário com o locutor da RTP
Todos os participantes com a Professora Bibliotecária



Alunos Participantes no CNL - Fase Distrital - 28 de abril de 2015 - Montemor-o-Velho

terça-feira, 28 de abril de 2015

Sarau do Agrupamento de Escolas Figueira Norte




Na noite de quinta-feira, dia 23 de abril, pelas 22 horas, a Associação de Estudantes da Escola Cristina Torres levou a cabo, no Casino Figueira, o seu já tradicional Sarau.
Com a sala repleta de membros do Agrupamento de Escolas Figueira Norte e seus familiares e amigos, os alunos deram mostras do que de melhor sabem fazer: cantar, dançar, tocar instrumentos musicais e promover outros momentos de animação. O próprio presidente da Associação de Estudantes, Joel Godinho, do 12º C, participou ativamente na animação do evento. As atuações, em certos momentos, levaram os presentes ao rubro.
Os apresentadores foram os alunos Diego Alves e Andreia Alves, do 12º B. Toda a logística e gestão de pormenores inerentes ao espectáculo esteve a cargo da aluna Daniela Neves, do 12º B.
O espetáculo teve a duração de duas horas e meia de puro entretenimento. Parabéns a todos!!!






Sarau Escola Cristina Torres 23 de abril de 2015 by

segunda-feira, 27 de abril de 2015

23 de abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia mundial do livro e dos direitos de autor, que se celebra a 23 de abril, foi tema de uma palestra apresentada pelas alunas Edna Boliqueime e Balbina Oliveira às turmas do10º F e do 11ºE.
Esta foi mais uma atividade dinamizada pelo Projeto Saber Português, realizada com os objetivos de informar e formar os alunos, alertando-os, em particular, para os direitos dos autores sobre as suas obras, estejam elas em livro, em CD ou na internet.
A equipa do Projeto Saber Português agradece à Edna e à Balbina a colaboração e apoio prestados ao longo de todo este ano.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ana Raquel alcança 3 finais no Campeonato do Mundo de Natação do Desporto Escolar


A aluna da nossa escola do 11ºB, Ana Raquel Ferreira integrou a seleção nacional feminina que participou no Campeonato do Mundo de Natação do Desporto Escolar, que se disputou de 17 a 21 de abril na cidade de Posnan, na Polónia. Para além do excelente comportamento social e cultural por parte da delegação portuguesa, obtiveram-se excelentes prestações desportivas, com a contribuição valiosa da Ana Raquel, ao alcançar 3 finais, sendo que na prova dos 100 metros Costas, classificou-se num brilhante 6º lugar na final principal (final A). A aluna, que é nadadora do Ginásio Clube Figueirense, integrou ainda a estafeta de 4x100 Livres, que se classificou igualmente em 6º lugar.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

41ª aniversário do 25 de Abril na nossa Escola





















A Biblioteca Escolar e o Grupo de História evocaram o 41º Aniversário da Revolução do 25 de Abril.

Porque é preciso relembrar Abril...










Exposição evocativa do centenário da 1ª Guerra Mundial



Uma espingarda da 1ª Guerra

No sentido de evocar o centenário da 1ª Guerra Mundial, a Biblioteca Escolar - CT e Grupo de História criaram uma exposição documentar sobre este acontecimento que ocorreu entre 1914-18. Esta exposição está patente desde 13 a 30 de abril. 

Uma série de artefactos da 1ª Guerra foram cedidos pelo Museu Municipal: uma espingarda, um revolver, uma granada, um estojo de limpeza de armas, uma chávena, uma ampola de antídoto contra o gás e um pacote de cigarros, o que veio enriquecer esta mostra documental. Estão patentes dezenas de imagens da 1ª Guerra, livros e cartas de soldados escritas por alunos d0 9º ano da nossa escola.

Quem passa no polivalente, mesmo que sem se aperceber, encontra-se perante uma aula sobre a 1ª Guerra Mundial (que faz parte do currículo dos alunos de História do 9º e 12º ano).
A primeira guerra que se travou em terra, no ar e o mar
Uma máscara de gás
Imagens e livros sobre a 1ª Guerra