segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trabalhos de alunos da nossa escola - Língua Portuguesa/ Português Funcional


HARMONIA
É alegria;
É felicidade;
É amizade;
É paz;
É a família e os amigos;
É estar bem com os outros e
Sentir que eles estão bem comigo.
Harmonia é ver o futuro a sorrir,
É esperança num mundo melhor!

PORTUGUÊS FUNCIONAL
Pedro Cardoso – 8ºD


MÃE

É um auxílio bem presente,
Na hora da angústia
E nos bons momentos.
É sinónimo de carinho e afecto;
É refúgio e fortaleza…
Ensina-nos a enfrentar os problemas
E fortalece-nos.
Mãe é tudo…
Ampara-nos
Quando não há mais ninguém para nos ajudar.
É o (nosso) médico da alma!


Natanael Fernandes – 9ºD

 
EXERCÍCIO DE ESCRITA CRIATIVA:

Quando for crescido não quero ser
Um portista fanático
Que não sabe perder.
Não vou ser sportinguista,
Ai, isso é que não!
O que eu gosto mesmo de ser,
É um grande lampião!

Quando for crescido, não quero ser
Toxicodependente,
Amigos e família não ter.

Quando for crescido, não quero ser
Coveiro e enterrar pessoas,
Sabendo que também lá vou ter.

Quando for crescido, não quero ser
Professor de Português,
Ter que estar sempre a escrever;
É uma vida muito chata, 
A aturar aqueles rudes alunos
Que não param de me chamar.

Quando for crescido, não quero ser
Advogado ou juiz,
Acusar sem saber,
Proteger um criminoso infeliz.

O que é que se há-de fazer?
Tem que se ganhar dinheiro
Para poder sobreviver.

O que eu gostava mesmo,
Era de ser deputado,
Ter que ir à Assembleia,
Mas poder chegar atrasado.
Viver à custa do povo,
É do melhor que há,
Com carros e casas de luxo.
Mas só o futuro o dirá…

E depois, no fim de tudo?

Depois de ser deputado,
Quero viver o meu sonho,
Ser rico e reformado.

Estudo Acompanhado – Abril de 2011 – João Reis, 8ºA







Quando for grande não quero ser...
política, uma mulher de poder;
uma democrata, uma ministra;
deve ser uma grande chatice!

Quando for grande não quero ser...
professora, pois não tenho paciência para aturar estudantes.
quero é estar em Oura,
ir à praia e ler livros de Dante.

Quando for grande não quero ser...
pasteleira, levantar-me cedo e deitar-me tarde
todos os dias da semana;
não quero andar sem eira nem beira.

Quando for grande não quero ser...
advogada, pois não tenho intenção de conhecer criminosos.
Quero é estar na minha cama, com a minha almofada,
sem ter de  pensar em nada.

No fim de tudo isto,
quando for grande quero ser...não sei bem o quê!
Quero errar e aprender com os meus erros,
perder o comboio e conhecer gente nova…
E o que irei ser?
Só o futuro o dirá.
E quando isso acontecer, irei crescer!
 
Ana Raquel nº2/7ºC
 AEC de Língua Portuguesa –  aluna da Professora Carla Antunes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário