quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sessão sobre Direitos Humanos pelo Doutor António Pedro Dores


No dia 10 de dezembro um grupo de alunos de Sociologia apresentaram um trabalho sobre "Direitos Humanos". Nesta sessão contaram com a presença do Doutor António Pedro Dores, autor do livro "Segredo das Prisões". Foi oferecido um exemplar deste livro à Biblioteca Escolar, pelo que agradecemos a gentileza.


Texto dos alunos sobre a atividade:


O Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora o 10 de dezembro, foi comemorado, na Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristiina Torres, com várias actividades.

Destaca-se a apresentação de um trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Sociologia, da responsabilidade de um grupo de alunos do 12º E – a Ana sofia Rodrigues, a Bárbara Andrade, a Cristina Mirão, o Tiago Saramago, a Vânia Santos e a Verena Mendes. Para além de uma exposição sobre a violação dos direitos da humanidade, os alunos contaram com a extraordinária participação do Professor Doutor António Pedro Dores docente do ramo “Sociologia da Violência”, do ISCTE – IUL. A palestra teve como tema “Há torturas, violações e humilhações nas prisões portuguesas” e tinha como objectivo alertar os jovens para as injustiças sociais e para a forma como elas se prolongam para dentro das prisões. Após a apresentação, debateu-se o tema, com grande interesse e acalorada participação das várias turmas presentes. Os alunos puderam ainda adquirir, devidamente autografada, a mais recente publicação de António Pedro Dores, “Segredo das Prisões”. Sensibilizar os jovens para a questão dos Direitos Humanos e para a desumanidade presente em cada violação desses direitos era o que este grupo de trabalho pretendia. Pensamos que o objectivo foi alcançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário