terça-feira, 2 de junho de 2015

H(à) noite no Museu








Pelo segundo ano não consecutivo, a Escola Secundária de Cristina Torres (Agrupamento de Escolas Figueira Norte), levou a cabo nos dias 29 e 30 de maio uma atividade de articulação curricular de História, Biblioteca Escolar e Museu Municipal (Serviço Educativo), que integrou alunos de todas as turmas do 7º ano do AEFN.
Um total de vinte e um alunos e três professoras deram entrada no Museu Municipal pelas 20.00 h, tendo sido recebidos pela equipa do Museu Municipal. Esperava-nos uma noite de aventura, conhecimento e muita diversão.
Os alunos, inicialmente receberam um passaporte, para assinalarem as diversas atividades nas quais participaram. De seguida, deslocaram-se à Associação CASA onde foram oferecer diversos géneros alimentares que serão encaminhados por esta instituição a famílias carenciadas. Nesse espaço, todos tivemos mais informações sobre o projeto junto dos voluntários presentes. De regresso ao Museu, os alunos partilharam o jantar e disfrutaram de uma aula de dança promovida pela dançarina Marion. Seguiu-se uma aula, na sala das armas, pelo técnico Santos Silva sobre a I Guerra Mundial. Partimos para nova aventura, ao descer ao piso inferior do Museu para ver uma série de objetos e artefactos que compõem coleções que não estão abertas ao público em geral. Nesse local estava preparada uma actividade de jogos de sombras, na qual os alunos participaram. Por fim, a noite já ia longa, rumamos à sala de arqueologia onde todos prepararam o seu colchão/saco cama, onde haveriam de dormir. Entretanto começou a ser projetado o filme, A Vida de PI e foram oferecidas pipocas aos alunos mais resistentes. No dia 30 de maio, os alunos tiveram a surpresa de uma aula fantástica de zumba pelo professor Luís Paulo, que decorreu no exterior do edifício do Museu. Alunos, professores, pais, técnicos do Museu e a Drª Margarida Perrolas (Chefe de Divisão da Cultura) não perderam a oportunidade de “zumbar”. Por fim, foi o regresso a casa, depois de uma noite e manhã de grandes emoções. Sem dúvida, foi uma experiência que ficará para a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário