sexta-feira, 4 de março de 2011

Curiosidades sobre o IMPÉRIO ROMANO

Segundo a lenda, a cidade de Roma foi fundada por dois irmãos, Rómulo e Remo, criados por uma loba.


De uma pequena cidade, Roma, o Império Romano tornou-se num dos maiores impérios da antiguidade.
Os romanos dominaram toda a bacia do Mar Mediterrâneo.
Com as suas invenções e descobertas, contribuíram para o desenvolvimento de todas as zonas conquistadas.
Os romanos eram um povo muito realista. Por exemplo, as estátuas que construíam eram muito reais: se alguém fosse feio ou narigudo, a sua estátua também o seria. Eram também soldados destemidos e construtores habilidosos: construíram imensas estradas por todo o império e todas elas levavam a Roma. Construíram também pontes, aquedutos e esgotos.
Os Romanos gostavam muito de jogos. Eram os únicos estrangeiros admitidos pelos gregos nos «Jogos Olímpicos» e criaram os «Jogos do Circo», onde os gladiadores enfrentavam outros gladiadores e até animais. Os jogos do circo decorriam no famoso Coliseu.
A população romana estava dividida em dois grandes grupos: os patrícios (nobres e militares) e os plebeus (o restante grupo). Nenhuma das classes sociais usava talheres, todos comiam com as mãos!
Numeração Romana: ainda hoje utilizamos o Sistema de Numeração criado pelos romanos. O mesmo pode ser observado nos relógios, na designação de datas, nos capítulos de livros, etc…
As leis romanas eram respeitadas, como forma de manter todo o Império unido
Todos os romanos, ricos ou pobres, eram muito vaidosos. Antes de saírem a rua, dedicavam-se a uma actividade muito importante: lavar-se, vestir-se, e ornamentar-se.
Os pontos de encontro e de divertimento eram as termas, onde se praticavam os famosos «banhos». Aí, os romanos tinham piscinas aquecidas, lojas, ginásio e usufruíam de passeios a pé, em lindos jardins.












Romanos Famosos
Imperadores: Júlio César, Calígula, Nero, Calígula, Marco Aurélio…
Escritores: Cícero, Virgílio, Horácio, Tito Lívio…

Sem comentários:

Enviar um comentário