segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Mundial da Luta contra a SIDA na Escola Cristina Torres

Assinala-se a 1 de dezembro o Dia Mundial da Luta Contra a Sida. No âmbito da evocação desse dia e do Projeto de Educação Sexual da Escola, a equipa PES – Promoção da Educação para a Saúde –, em colaboração com os S.P.O., ATL da Cáritas e Biblioteca Escolar, dinamizou um conjunto de actividades que decorreram entre 29 de Novembro e 2 de Dezembro.
Assim, nesses dias, decorreu uma exposição de trabalhos alusivos ao tema, realizados pelos alunos do 9ºAno na disciplina de Ciências Naturais, no Polivalente, e a distribuição de materiais de sensibilização à comunidade escolar, entre eles, laços vermelhos produzidos pelos alunos que frequentam o ATL.
A atividade mais simbólica foi a elaboração dum laço vermelho (símbolo da luta contra a SIDA) com velas acesas, à entrada da escola.
Nas turmas do 12ºAno, os alunos visionaram o filme Filadélfia e, de seguida, participaram numa reflexão orientada sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis, dinamizada pelas enfermeiras do centro de saúde. As turmas do 9ºAno debateram o tema nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos de 9º e 12ºAnos foram os mais intervenientes, uma vez que “Saúde Sexual e Reprodutiva” é o subtema do seu Projeto de Educação Sexual.
Estas actividades tiveram como finalidade sensibilizar os alunos para o flagelo da SIDA, bem como contribuir para a aquisição de competências pessoais, sociais e cívicas, valores fundamentais à vivência da sexualidade de forma responsável.

Equipa PES

Sem comentários:

Enviar um comentário