quinta-feira, 14 de março de 2013

Comemoração do Dia Internacional da Mulher




Um dia que merece ser lembrado
     No dia 8 de Março celebrou-se o Dia da Mulher. Muitas mulheres antes de nós lutaram e sofreram para que tivéssemos os Direitos que temos hoje. Este dia é para todas elas, mas também para nós e para todas as que hão-de vir. Como tal merece ser lembrado, e mais: comemorado!
     Foi este pensamento que nos levou, no âmbito da disciplina de Sociologia, leccionada pela professora Manuela Ventura Lopes, a apresentar uma peça de teatro sobre o desrespeito e a violação dos Direitos das Mulheres, intitulada As Sofredoras.
As Sofredoras não são mais que nove mulheres que sofrem e que não vivem as suas vidas plenamente porque os homens, e até outras mulheres, não respeitam os seus direitos, que já deviam estar assegurados no século XXI!
     As Sofredoras é a história de Daura, a “preta” discriminada, desempregada e solteira; de Maria, a jovem mulher que sofre de violência no namoro; de Alina, a mulher árabe que é controlada e abusada pelo marido; de Iryna, a rapariga ucraniana que é assediada pelo patrão, mas não pode colocá-lo na ordem, pois precisa desesperadamente de dinheiro para enviar à família; de Evolet, a menina órfã que teve de se “fazer à vida” para poder sobreviver, apesar de ninguém aceitar a sua forma de vida; de Beatriz, a menina rica que os pais não deixam casar com o homem que ama, por ser de baixa estirpe; de Ester, a mulher que sonha ser mãe, mas vê o marido destruir todas as suas esperanças de concretizar esse desejo; de Cassandra, a menina cigana que os pais querem obrigar a casar, mas que prefere estudar; e de Raquel, a advogada ameaçada de morte, por ter contribuído para a condenação de dois poderosos traficantes de droga.  
     Todas estas mulheres sofrem em silêncio e o grupo de apoio, a que a coordenadora chamou As Sofredoras, é o único sítio onde podem desabafar e permitir-se ter esperança num futuro melhor. Progressivamente, as suas vidas vão mudando porque contam com o apoio umas das outras. O final é feliz, mas nem sempre acontece o mesmo na vida real. Há mulheres que passam por verdadeiras situações de desespero todos os dias e não têm a sorte de terem alguém que as ajude ou se preocupe com o seu problema. É preciso que a sociedade evolua, que todos estejamos alertas e nos prontifiquemos a ajudar o próximo, só assim podemos combater injustiças como estas!
     A peça de teatro que representámos procurou ser um alerta para isso, uma chamada de atenção. Afinal temos direitos que estão expressos em papel, mas que devem ser respeitados no nosso quotidiano! Assim, neste dia tão importante, apresentámos uma peça de teatro, da autoria de Sofia Lourenço, e representada por Alexandra Santos, Ana Olas, Diana Gomes, Diana Almeida, Jéssica Ribeiro, Liliana Torres, Rute Cravo, Sofia Lourenço e Wendy Matias, da turma E, do 12º ano, à qual assistiram uma turma de cada ano, desde o 9º ao 12º. É de realçar que somos amadoras e que esta peça de teatro constituiu um trabalho realizado na disciplina de Sociologia 12ºano, Turma E, leccionada professora Manuela Ventura Lopes .
     Esperamos que tenha sido do agrado de todos e que tenha ajudado a dinamizar o Dia da Mulher na Escola Cristina Torres. Afinal…este é um dia que merece ser lembrado!

Sofia Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário