segunda-feira, 24 de março de 2014

"Ler os Clássicos Portugueses" e Dia da Poesia na nossa escola


No dia  21 de março, pelas 10h15m, decorreu na biblioteca  (BE- CT) uma sessão sob o lema "Ler os Clássicos Portugueses" e comemorou-se igualmente o Dia da Poesia.
A atividade  "Ler os Clássicos Portugueses" desenvolveu-se em articulação com a turma  de Literatura Portuguesa do11º E, tendo-se procedido à leitura expressiva d' Os Maias, na adaptação de José Luís Peixoto, por Balbina, Ana Silveira, Ana Fajardo e Anastasiya.







Os alunos presentes  leram poemas de autores de expressão portuguesa e ouviram diversas versões musicadas de textos de poetas de renome. O ponto alto foi a Daniela a cantar o poema de Alexandre O'Neill "Gaivota". Aqui fica o poema que já foi cantado pela célebre Amália Rodrigues e os Amália Hoje, entre outros.



Gaivota

Se uma gaivota viesse

trazer-me o céu de Lisboa

no desenho que fizesse,

nesse céu onde o olhar

é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.


Que perfeito coração

no meu peito bateria,

meu amor na tua mão,

nessa mão onde cabia

perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,

dos sete mares andarilho,

fosse quem sabe o primeiro

a contar-me o que inventasse,

se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.


Que perfeito coração

no meu peito bateria,

meu amor na tua mão,

nessa mão onde cabia

perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida

as aves todas do céu,

me dessem na despedida

o teu olhar derradeiro,

esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.


Que perfeito coração

morreria no meu peito morreria,

meu amor na tua mão,

nessa mão onde perfeito

bateu o meu coração.
Alexandre O'Neill



Sem comentários:

Enviar um comentário