sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Entrevista à Professora Bibliotecária da nossa Escola - Isabel Sousa

Fomos até à Biblioteca e lá encontrámos a sua Coordenadora toda atarefada a fazer o que gosta. Sempre simpática e bem - disposta foi respondendo às nossas perguntas.


---- Onde esteve anteriormente? Qual o seu percurso antes de chegar a esta escola?
O meu percurso académico passou por uma Licenciatura em História (Ramo de Formação Educacional) na Universidade de Coimbra. Iniciei a minha carreira profissional, com estágio pedagógico numa escola desta cidade (e já lá vão vinte anos). Sempre adorei dar aulas de História, era o meu sonho desde criança. Aos poucos comecei a aproximar-me (por acaso) e com muito gosto, das Bibliotecas Escolares. Fui-me familiarizando com este trabalho, que aos poucos, também me apaixonou. Comecei a procurar formação sobre Bibliotecas Escolares, Literacias e Novas Tecnologias e fui adquirindo ferramentas para ocupar este cargo.
--- Qual é o seu vínculo a esta escola?
No ano lectivo passado, fui provida ao cargo de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas da Guia – Pombal, a cujo quadro pertenço. Houve um concurso, ao abrigo da Portaria 756/2009 e neste âmbito exerci o cargo de professora bibliotecária nesse Agrupamento de Escolas. Como resido na Figueira da Foz, quando este ano lectivo surgiu o concurso para professor bibliotecário na Escola Secundária de Cristina Torres, não pensei duas vezes. Concorri e ganhei o concurso e aqui estou a trabalhar nesta escola.
---- O que a levou a enveredar pela Biblioteca Escolar?
Desde pequena que era uma frequentadora da Biblioteca Municipal. Sempre me senti muito feliz naquele lugar. O livro (como objecto físico) sempre me fascinou. No fundo, a minha formação em História não choca com a minha actividade de Professora Bibliotecária, penso que se complementam, é mesmo uma mais valia, que acaba por me dar um back ground indispensável para a minha actividade.
---- Que balanço faz das actividades já realizadas pela BE este ano lectivo?
Muito bom. Tenho feito, junto com a minha equipa, tudo aquilo que a Biblioteca Escolar planeou para este primeiro período. Continuo motivada para concretizar o resto do Plano e outras actividades, que possam eventualmente, ir surgindo.



---- Do que já realizou, qual a actividade que mais a sensibilizou? Porquê?
Gosto de todas as actividades que realizei. Sou perfeccionista por natureza, por isso concedo toda a minha motivação e empenho a cada actividade que desenvolvo. É lógico, que umas actividades têm mais impacto do que outras. Mas a atenção com que preparo as actividades é sempre igual, aliás, não sei trabalhar de outra maneira.
---- Gostaria de fazer algo mais em prol da BE?
Ainda este ano cheguei à escola, tive que conhecer melhor o seu funcionamento, os colegas, os alunos… tenho a dizer que tive uma excelente recepção. Já fiz muita coisa, mas “o céu é o limite”. Em matéria de livros, leituras e bibliotecas, tudo se pode fazer. Cada dia, pretendo reinventar este espaço e ao longo do tempo, gostaria de ir podendo adquirir para a nossa biblioteca mais material livro e não-livro, de acordo com as mais recentes novidades editoriais.
----- O que faz é por si, pelos alunos ou pela Comunidade Escolar?
Faço por todos. Em primeiro lugar trabalho para os alunos. Sou professora e o que gosto é de ensinar. Cada cartaz que faço, cada vitrina que decoro, cada post que coloco no Blogue, cada actividade que realizo com alunos… enfim, têm sempre um carácter pedagógico. Sobretudo sou professora, gosto de continuar a sê-lo. Também é gratificante, sentir que a Comunidade Escolar está a reconhecer o meu trabalho e que se manifestam de forma muito agradável, mentiria se não dissesse que isso também me agrada e compensa.
---- Para além da Escola, que outros interesses/ocupações tem?
Parece irónico, mas adoro ler (livros, revistas, jornais…), adoro viajar, passear, apanhar sol, gosto de trabalhos manuais, artes, cinema, música. Adoro estar em casa com os meus filhos. Também gosto de tarefas consideradas rotineiras, como arrumar a minha casa e cozinhar.
---- Neste momento, sente-se realizada pessoal e profissionalmente?
Muito, sinto-me muito feliz neste trabalho. Tenho tido apoio e compreensão para as minhas propostas. Venho para o meu trabalho contente, faço o que gosto e trabalho na cidade onde vivo. Que posso pedir mais? (Risos)

Por Professor Carlos Pereira

Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário