quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto "Ler & Aprender"


Becristorres's Slidely from Becristorres Biblioteca Escolar on Slide.ly.

A Menina do Mar é um conto muito bonito de Sophia de Mello Breyner Andresen, escrito em prosa poética e publicado, pela primeira vez, em 1957. Foi esta a história que a Professora Carla Antunes leu com os meninos da Eb1 de Santana em fevereiro, no âmbito do Projeto Ler & Aprender.   

A história começa perto de uma praia, numas dunas onde se pode ver uma casa branca com uma porta e sete janelas, todas elas viradas para o mar. Nela vivia um rapazinho que adorava tomar banho no mar e brincar nas rochas e que tinha pena de não ser um peixe para poder nadar até ao fundo do mar.
Um dia, após um grande temporal, ao passear pelas poças de água, descobre uma menina, com um palmo de altura, a brincar com um polvo, um caranguejo e um peixe. Era a menina do mar que lhe conta a sua história e alguns dos segredos do mar. Voltam a encontrar-se, várias vezes, para conversar e descobrir como as coisas da terra são diferentes das do mar. O rapaz explica-lhe o que é a saudade e a alegria e mostra-lhe o fogo, a flor e o vinho. Falhada a tentativa de a levar a descobrir como se vive na terra, aceita, bebendo uma poção mágica, descer ao fundo do mar para se encontrar com a menina.
A sua terra passa, então, a ser o mar…
Caso não tenhas tido, ainda, a oportunidade de ler esta belíssima obra, podes descobri-la, clicando no link http://www.youtube.com/watch?v=qJyMLokcUXo

Sem comentários:

Enviar um comentário