segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Comemoração do Dia Nacional dos Castelos no Agrupamento de Escolas Figueira Norte




Relíquias do nosso passado histórico, os castelos transportam-nos para tempos remotos, fazendo ecoar o tilintar das armas, o relinchar dos cavalos, os gritos heroicos de quantos aí pereceram para defender a nossa pátria e consolidar a nossa independência, em episódios grandiosos onde a lenda, a fantasia e a história se combinam.

Com os objetivos de permitir aos alunos compreender a importância do castelo enquanto manifestação do nosso património histórico e cultural; valorizar, respeitar e preservar esta forma de património e promover a cidadania ativa e interveniente, a biblioteca escolar da Escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, organizou uma visita de estudo ao castelo de Montemor-o-Velho, no dia 7 de outubro, assinalando assim a comemoração do Dia Nacional dos Castelos.

Para o efeito foram convidados os alunos do 1º e 2º anos das escolas: EB1 de Quiaios, EB1 de Alhadas e todas as turmas da EB1 de Brenha que, em autocarro cedido pela autarquia, se deslocaram ao local. Desta forma, tiveram oportunidade de usufruir de uma visita guiada, que lhes proporcionou uma manhã repleta de aprendizagens e de convívio, que a todos agradou e permitiu viajar no tempo, embarcando nas asas da imaginação. Uma aula diferente, dada numa outra sala e numa outra escola.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário