segunda-feira, 2 de março de 2015

Visita de estudo ao Porto -20 fevereiro





 11º B  - Artigo de apreciação crítica 
Os minutos iam passando, o calor apertando e o Porto estava cada vez mais perto.
Em poucos minutos vislumbrámos a placa “Porto”. Tínhamos chegado.
Começámos por respirar o ar puro dos jardins em redor do Palácio de Cristal e logo nos dirigimos ao Museu Romântico. Neste ficámos tocados por toda a beleza que o museu emana… e seguimos a nossa jornada até à Biblioteca Almeida Garrett.
Como a fome já batia à porta, “piquenicámos” na zona turística da Ribeira, à beira do rio Douro, enquanto éramos “atacados” por gaivotas.
No período da tarde, começámos por visitar a deslumbrante Igreja de S. Francisco, construída no estilo barroco, talha dourada por todo o lado…
Seguimos para o Palácio da Bolsa e, neste momento, uns pingos de chuva fizeram-se sentir. Foi neste último monumento que vimos uma sala que não tem descrição possível de tão bela que era.
O sol fugiu e a lua apareceu no céu e, com ela, veio a chuva. Demos uma corridinha até ao shopping, comemos “mnham, mnham…” e “que bom” e  dirigimo-nos para o Teatro nacional de S. João, finalizando a nossa jornada a assistir ao famoso teatro “Gata em Telhado de Zinco Quente”. Palmas, palmas!
Em suma, esta visita de estudo foi uma ótima oportunidade para convivermos, nos divertirmos e de entrarmos em contacto com a arquitetura barroca, o modo de vida da época do Romantismo e, ainda, assistirmos a uma representação por atores profissionais num teatro que, só por si, já é um monumento lindíssimo.


Os alunos do 11º ano da Escola Cristina Torres, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte,  fizeram uma visita de estudo ao Porto no dia 20 de fevereiro. Conheceram o Museu Romântico, os jardins do Palácio de Cristal e a Biblioteca Almeida Garrett , visitaram a Igreja de S. Francisco e o Palácio da Bolsa e, à noite, foram ao Teatro de S. João assistir à emblemática peça de Tennessee Williams, “Gata em Telhado de Zinco Quente”, encenada por Jorge Silva Melo.        
                Sofia Raposeiro, do 11º C, declarou: “Se se pudesse atribuir um recurso expressivo a esta visita de estudo seria a gradação crescente, com um final triunfal. No fundo, se o objetivo desta visita de estudo era proporcionar aos alunos um aprofundamento dos conhecimentos e consolidação da matéria lecionada, com diferente tipo de aprendizagem, a meta foi totalmente atingida.”
                 Segundo Laura Cabete, também do 11º C,  “Nunca a formação de um ser humano pode ser completa se sempre formal. Não raras vezes, aprendemos em poucas horas de um programa cultural recreativo aquilo que levaríamos semanas a aprender formalmente. Resta-me, então, sintetizar a visita de estudo ao Porto como um complemento imprescindível à formação de cada um de nós, alunos. São iniciativas desta índole que fazem, muitas vezes, falta ao nosso currículo por, apesar de simples, serem fonte de profundo enriquecimento de múltiplas dimensões do ser humano (em crescimento). Congratulações à equipa organizadora e a todos os alunos participantes. “

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