segunda-feira, 19 de maio de 2014

Viajar com os sons, as cores e as palavras, na EB1 de Quiaios




Integrado nas comemorações do Dia da Europa, a Biblioteca Escolar de Alhadas, em articulação com todos os docentes da escola EB1 de Quiaios, deslocou-se a este estabelecimento de ensino no dia 15 de maio, a fim de dinamizar algumas atividades no âmbito da referida temática.
A deslocação envolveu, para além da professora bibliotecária, a participação de outros docentes da escola EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas: a professora Aldina Cardoso, docente de Educação Musical; o professor Jorge Ventura, dinamizador do projeto “De pequenino se afina o ouvido”  e o professor António Gonçalves, docente de  História e amante das artes fotográficas e da imagem.
A visita envolveu todos os alunos e professores da escola e pretendeu levar os discentes a uma viagem pela Europa, através das palavras, das cores e dos sons. Neste sentido, cada grupo de “visitantes” acompanhado pelo seu “guia/orientador” seguiu o seu percurso e roteiro. A Professor Aldina levou o seu grupo a conhecer as cores do nosso país: o amarelo do sol e do nosso clima maravilhoso, o verde da nossa paisagem, o vermelho da nossa História e do nosso Património e o azul do mar. O mote estimulou a criatividade e as telas encheram-se das cores de Portugal. Por sua vez, o professor Jorge levou os “visitantes” a conhecer e a experimentar a sonoridade dos instrumentos tradicionais portugueses e de mediato, se chegou à festa, à romaria, que ficam lá no reino da alegria.
O grupo que viajou na Companhia BE-A (Biblioteca Escolar de Alhadas),  com o motor da imaginação ligado no turbo, viajou através das imagens, dos odores, das cores, dos sons e sobretudo das palavras e dos livros. Uma viagem cómoda, confortável, económica e com direito a tudo. Com o mesmo bilhete pode demorar-se o tempo que se quiser e voltar-se quantas vezes forem necessárias.

 De salientar, que iniciativas como esta, capazes de envolver vários anos de escolaridade e docentes de diversas áreas disciplinares só resultam com uma articulação devidamente concertada e com a colaboração de toda uma equipa que trabalha para o mesmo objetivo: a motivação, o gosto pelo saber e o sucesso escolar dos nossos alunos, que queremos formar como cidadãos ativos, intervenientes, de horizontes rasgados e abertos pelas viagens que lhes proporcionamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário