quinta-feira, 27 de novembro de 2014

“A melhor escola do Mundo”


 




No dia 24 de novembro, às 8.30, todos se aperceberam de que cada porta fechada da nossa escola estava aberta para os pensamentos e as impressões dos alunos.

Esta foi a forma encontrada pela equipa do Projeto Saber Português para comemorar o dia do aniversário da Escola Cristina Torres.

Os alunos do 7º ano e do 10º ano - aqueles que em setembro eram os “novos” alunos - escreveram, nas aulas de Português, pequenos textos sobre a perceção que tinham da escola antes de a integrarem e sobre o que pensam dela agora. Os textos foram selecionados, copiados e impressos em folhas amarelas. Essas folhas foram afixadas em todas as portas.

Algumas frases, as dos mais pequenos, são simples e pueris; outras revelam um pensamento organizado e um acentuado espírito crítico. Algumas fazem-nos sorrir (a maior parte das pessoas adultas esqueceram-se de como é importante ter acesso a canetas giras e baratas na Papelaria), outras emocionam-nos. São frases sinceras. Frases de quem sente orgulho na sua escola. Frases que nos enchem de alegria.

A equipa do Projeto

Amélia, Maomede, Silvéria, Teresa
 
 

 

Algumas das frases:

Quando eu passava pela escola, eu pensava que se entrasse cá dentro me iria perder, mas agora eu acho que a escola não é assim tão grande como parece.

Agora acho que é a melhor escola do mundo.

Diana Santos, 12 anos

Eu gosto desta escola. Agora a minha personalidade está onde devia estar, porque sinto que o meu lugar é aqui.

                                   João Francisco, 12 anos

A escola não é muito bonita por fora mas por dentro é muito bonita e tem muitos mistérios.

Natália , 12 anos

Agora adoro esta escola. Tem professores muito bons, tudo organizado, toda a gente é simpática e todos se preocupam muito com os alunos.

Inês, 12 anos

Penso que esta escola é grande; para mim, é a maior de todas as escolas. Gosto da escola, porque recebe bem os alunos e todos se preocupam com os alunos.

Karina, 13 anos

Antes das aulas eu andava nervosa, com medo de não fazer amigos, andava com medo de não me adaptar à turma. Mas tudo isto mudou logo no primeiro dia de aulas. Eu nunca pensei que o ambiente cá fosse tão acolhedor: as pessoas não ligam à aparência e isso é uma coisa óptima. A minha turma foi das coisas que mais me alegrou, é unida e todos são simpáticos e preocupam-se muito com os outros.

Não me posso queixar de nada, adoro isto!

                                                Eduarda, 10º ano,15 anos

 

Eu gosto muito da minha escola. É claro que o seu aspeto, a sua construção, não são das melhores, mas considero os amigos e a aprendizagem mais importante. Não me lembro propriamente dos meus sentimentos de quando vim para aqui pela primeira vez, mas lembro-me de que nunca me queixei da escola em si. Há pouco tempo, pintaram-na por fora. É claro que ficou mais bonita, mas adorava ver aquela pintura do “BIG-BANG” no bloco A: significava o início, um começo novo, a meu ver. E, não sabendo bem porquê, marcou-me.

É claro que a escola tem aspetos negativos, como chover no polivalente, mas acho que isso é um pouco insignificante.

Marta Soares, 10º C

 

A escola Cristina Torres tem um bom ambiente, os professores têm uma boa relação com os alunos e os funcionários são porreiros.

Para mim foi fácil fazer amizades, pois o pessoal é simpático e simples.

Quando entrei pelo portão, não sabia o que me esperava e não estou arrependida de ter escolhido esta escola.

Ana Sofia Marques 10ºC

 

Na minha opinião, esta escola tem um bom ensino e uma boa aprendizagem. Mas há escolas que têm melhores condições. Esta escola tem bons alunos e a inteligência não depende das condições.

Roberto Dias, 10º C

 

Quando cheguei à escola Cristina Torres, deparei-me com uma realidade diferente das outras escolas. Aqui não existem confusões entre colegas e todos são acolhedores, tanto grandes como pequenos, são muito amigáveis. Todos aqui nos tratam bem, tanto funcionários como professores. Isto é uma escola diferente, uma escola melhor.

Gonçalo Fritas, 10ºC

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário