No dia 16 de abril do corrente ano, as turmas F e G
do 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária com 3º CEB de
Cristina Torres, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, realizaram uma
visita de estudo ao Porto, organizada pelas respetivas professoras de Português
e Geografia A.
Nesta visita, os alunos tiveram oportunidade de
conhecer o Museu
dos Transportes e Comunicação tendo começado por uma visita guiada à exposição
“Comunicar” e, em seguida, realizado duas oficinas:
“Dentro da televisão” e “Falando na rádio”. Esta atividade tinha como objetivos
primordiais contribuir para despertar os alunos para o papel dos mass media na sociedade atual e promover
o desenvolvimento integral dos discentes.
O Museu encontra-se equipado com 2 estúdios
devidamente apetrechados: um estúdio de televisão para o grupo conhecer e
realizar um programa de sua autoria e um estúdio radiofónico que possibilita
dar voz aos temas que a todos interessam e preocupam, acompanhados pela
imprescindível música a dar ritmo e cor às emissões que vão para o ar. Desta
forma, os alunos tomaram consciência do seu papel e assumiram o controlo das
câmaras, da régie, das luzes, dos microfones e, sobretudo, da palavra, da
capacidade de comunicar e cativar o público. A gravação em DVD permitirá
prolongar a experiência muito para além do momento da sua realização.
No
âmbito do programa da disciplina de Geografia A, no regresso, realizaram o percurso ao
longo da costa para observação dos acidentes do litoral entre Porto e Figueira
da Foz. A visita aos acidentes do litoral constituiu uma estratégia de
motivação para o estudo do mar como elemento erosivo e transformador da
paisagem. Os alunos puderam igualmente verificar a importância da pressão
humana sobre os espaços do litoral.
Afirmações como “as oficinas foram
fantásticas, foi uma experiência incrível”, “ Foi muito especial para mim, pois
é a área da comunicação social que pretendo seguir no futuro”, “As praias por onde passámos eram lindíssimas”,
“ Gostei muito da visita de estudo porque para além de ter sido interessante,
foi um importante contributo para o nosso futuro”, “Foi um bom método de
aprendizagem” permitem-nos concluir que os objetivos delineados foram atingidos
e, numa época marcada por um certo desalento, serviu como motivação para que
professores e alunos saiam do seu espaço de conforto e se conheçam melhor.
As professoras,
Fernanda Craveiro
Isilda Marques
Maria do Carmo Nunes
Sem comentários:
Enviar um comentário