domingo, 12 de abril de 2015

A Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) nas Jornadas Culturais
















No dia 19 de Março esteve presente na Escola Cristina Torres o Professor Doutor Adérito Araújo, professor do Departamento e Matemática da FCTUC da Universidade de Coimbra, que no âmbito das Tardes da Matemática, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática dinamizou duas palestras para alunos do 12º ano e do 9º ano (Escola Cristina e Escola Pintor Mário Augusto).

Na primeira palestra, “ Culpado ou inocente”, os alunos do 12º ano descobriram como numa história que envolve um acidente rodoviário, polícias e advogados, onde parece não haver dúvidas quanto ao culpado, a ciência, nomeadamente a Matemática, permite reconstruir o acidente e estabelecer em conta e medida as responsabilidades aos envolvidos.


Na palestra “ As pontes de Konisberg”, os alunos do 9º ano deram sugestões para  a resolução do dilema dos habitantes da ilha da cidade de Konisbeg, ligada à cidade por sete pontes. Estes habitantes pretendiam passear-se entre a ilha e  a cidade, passando por todas as pontes mas sem passar sem  vezes na mesma ponte e após tantas tentativas falhadas pensavam ser impossível tal percurso.

Os alunos deixaram-se envolver nestas histórias, foram apresentando sugestões para as questões que iam surgindo e viram como a Matemática se pode aplicar na resolução de problemas reais.

A presentação do orador e os agradecimentos formais ficaram a cargo do professor João Carlos Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário