terça-feira, 21 de abril de 2015

Oficinas de televisão e de rádio ou geomorfologia e geografia física - experiências enriquecedoras para a seleção de uma futura profissão


No dia 16 de abril do corrente ano, as turmas F e G do 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, realizaram uma visita de estudo ao Porto, organizada pelas respetivas professoras de Português e Geografia A.

Nesta visita, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Museu dos Transportes e Comunicação tendo começado por uma visita guiada à exposição “Comunicar” e, em seguida, realizado duas oficinas: “Dentro da televisão” e “Falando na rádio”. Esta atividade tinha como objetivos primordiais contribuir para despertar os alunos para o papel dos mass media na sociedade atual e promover o desenvolvimento integral dos discentes.

O Museu encontra-se equipado com 2 estúdios devidamente apetrechados: um estúdio de televisão para o grupo conhecer e realizar um programa de sua autoria e um estúdio radiofónico que possibilita dar voz aos temas que a todos interessam e preocupam, acompanhados pela imprescindível música a dar ritmo e cor às emissões que vão para o ar. Desta forma, os alunos tomaram consciência do seu papel e assumiram o controlo das câmaras, da régie, das luzes, dos microfones e, sobretudo, da palavra, da capacidade de comunicar e cativar o público. A gravação em DVD permitirá prolongar a experiência muito para além do momento da sua realização.

No âmbito do programa da disciplina de Geografia A, no regresso, realizaram o percurso ao longo da costa para observação dos acidentes do litoral entre Porto e Figueira da Foz. A visita aos acidentes do litoral constituiu uma estratégia de motivação para o estudo do mar como elemento erosivo e transformador da paisagem. Os alunos puderam igualmente verificar a importância da pressão humana sobre os espaços do litoral.

 Afirmações como “as oficinas foram fantásticas, foi uma experiência incrível”, “ Foi muito especial para mim, pois é a área da comunicação social que pretendo seguir no futuro”,  “As praias por onde passámos eram lindíssimas”, “ Gostei muito da visita de estudo porque para além de ter sido interessante, foi um importante contributo para o nosso futuro”, “Foi um bom método de aprendizagem” permitem-nos concluir que os objetivos delineados foram atingidos e, numa época marcada por um certo desalento, serviu como motivação para que professores e alunos saiam do seu espaço de conforto e se conheçam melhor.


 
As professoras,

Fernanda Craveiro

Isilda Marques

Maria do Carmo Nunes

 
 



 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário