quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tristão do Ó e Sóldia A Água da Fonte dos Afetos - Texto dos alunos do 7º A





            Há muitos, muitos anos, num castelo sombrio, tapado pela densa floresta, vivia Tristão do Ó. Era um jovem bonito, moreno de olhos pretos como azeitonas, mas muito triste e solitário. Apesar da enorme riqueza que possuía, não tinha a maior das riquezas, a liberdade.
           Tristão do Ó vivia com a mãe, uma senhora, também ela sem liberdade, angustiada pela solidão daquele castelo, e com o pai, rude e austero, possuidor de um coração de pedra. Tristão do Ó nunca tinha saído do castelo: nunca tinha visto a fonte dos afetos nem bebido da sua água mágica; nunca tinha contemplado os campos verdejantes que ficavam para além da floresta; não conhecia flores nem árvores de fruto, apenas conhecia a fruta que diariamente lhe chegava ao castelo, trazida por uma bela jovem camponesa de nome Sóldia, que Tristão do Ó também desconhecia. Sóldia era linda, tinha uns longos cabelos loiros como raios de sol, olhos azuis que pareciam o mar. Todos os camponeses gostavam muito dela, pela sua humildade, pela sua bondade, e por ser muito trabalhadora. Tinha sempre um sorriso nos lábios e quando corria pelos campos para apanhar fruta, parecia uma borboleta livre e feliz.           Era uma linda manhã de verão. O sol brilhava mais do que nunca, os raios atravessavam a floresta à volta do castelo e entre eles passava Sóldia. Ia levar ao castelo uns frescos morangos vermelhos como os seus lábios e aproveitava para beber água fresca da fonte dos afetos, nas imediações do castelo. Sóldia entrou no enorme portão de madeira, caminhou em direção à cozinha para entregar os frutos, porém não chegou lá. Nesse dia chamou-lhe a atenção uma senhora muito triste que estava sentada num banco de pedra do jardim árido e seco. Sóldia nunca a tinha visto antes. Apenas conhecia os criados do castelo. Soube que era a mãe do jovem Tristão do Ó. A beleza de Sóldia não passou despercebida ao olhar da triste senhora que, prontamente, a convidou a sentar-se. Ficaram a conversar durante toda a manhã ao som da água que caia na fonte. A triste mãe não podia adivinhar que a solução para todos os seus problemas estava mesmo do outro lado do muro alto e Sóldia também não.

          
  Como estava um dia de calor abrasador, a mãe de Tristão do Ó e Sóldia encolhiam-se na escassa proteção de uma parede. Nesse momento apareceu Tristão do Ó, vestido com um traje preto e gasto, morrendo por um pouco de sombra. Ao olhar para o triste rapaz, Sóldia encolheu-se e cedeu-lhe um bocadinho de banco e ofereceu-lhe um gole de água.
            Os dois jovens trocaram um doce olhar, no momento em que os raios de sol e o perfume do campo invadiam o espaço e o transformavam num luxuriante jardim. Tudo à sua volta brotava vida e alegria. Por magia, por amores ou pela água, Tristão do Ó sorriu pela primeira vez e a partir dai tudo mudou. Tinha nascido nesse dia uma grande paixão entre os dois jovens.

Trabalho coletivo da turma do 7º A na disciplina de Educação para a Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário