quarta-feira, 21 de março de 2012

Associação PROMUNDO - Ação de sensibilização

Numa iniciativa da prof. Liliana Oliveira, com o apoio do Grupo de Filosofia e das Religiões, três representantes da Associação Promundo vieram à nossa escola fazer uma ação de sensibilização para as turmas A, B e E do 10º ano e 11º C. O Micha, a Rita e o Henrique apresentaram o trabalho de solidariedade que a Promundo tem desenvolvido na Guiné-Bissau, especialmente na ilha de Soga, a mais pobre de todas. Começaram por explicar o significado da bandeira da Associação: um mundo de mãos que simboliza o que cada um pode fazer para ajudar, uma vez que esta subsiste, não de grandes dádivas ou de subsídios, mas das pequenas “migalhas” com que cada um de nós pode contribuir para ajudar.
Esta associação nasceu em 2009, a partir da iniciativa de alguns alunos de Área de Projeto do 12º Ano, que decidiram levar avante um projeto do prof. Fernando Castro e levaram ajuda ao Haiti. A partir daí nunca mais pararam. O Henrique é licenciado em Direito e a Rita é licenciada em Português-Francês, ambos com 23 anos e ambos voluntários na Associação. O Micha é professor, um alemão que vive em Portugal há cerca de vinte anos e que está à frente da associação desde a morte do prof. Fernando Castro, no ano transato.
A Promundo falou dos problemas que os habitantes da pequena ilha atravessam, nomeadamente com a questão da água, da alimentação, da saúde e da educação. Os nossos alunos ficaram sensibilizados e, quem sabe, não terá sido aqui plantada uma “semente” de solidariedade entre eles.
O Grupo de Filosofia e das Religiões, com o apoio da Direção da Escola, levará a cabo uma campanha de solidariedade sob o mote “Um Sonho por um Euro”, com o objetivo de angariar fundos para a compra de uma máquina de descasque de arroz, para que meninos da idade dos nossos não tenham que faltar à escola para descascarem o arroz se quiserem comer.
Quem estiver interessado em mais informações sobre a Promundo pode procurar na sua página do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário