terça-feira, 20 de março de 2012

VISITA DE ESTUDO DO 11º ANO - PASSEIO QUEIROSIANO

Na passada quinta-feira, dia 8 de março, vários alunos do décimo primeiro ano efetuaram uma visita de estudo a Lisboa. Os alunos dividiram-se em dois grupos, de acordo com os locais a visitar de manhã e de tarde.
O grupo formado pelos alunos do 11º A e 11º B de manhã foi aos “Passeios Literários”. Estes tinham como objetivo dar a conhecer os principais espaços lisboetas por onde se movem os personagens da obra Os Maias, de Eça de Queirós.
Os Passeios começaram às onze horas no Cais do Sodré. A nossa simpática guia, a Isabel, primeiramente introduziu-nos ao século XIX, mostrando algumas fotografias e ilustrações das roupas e dos meios de transporte usados naquela altura. Depois, iniciámos o nosso passeio pelas ruas movimentadas de Lisboa, parando junto dos edifícios mencionados na obra como o Hotel Central, o restaurante Tavares, o Grémio Literário ou o Teatro da Trindade. Durante o percurso, alguns excertos da obra foram lidos e também foram apresentadas aos alunos algumas informações sobre a vida de Eça de Queirós.
O percurso terminou às treze horas, no Rossio.

O outro grupo de alunos, de manhã, foi visitar o Museu Nacional de História Natural e Ciência (os alunos do curso de Ciências e Tecnologias) e o Teatro de São Carlos (os alunos do curso de Línguas e Humanidades e de Socioeconómicas).
Os alunos juntaram-se todos para almoçar, com pouco tempo, pois as atividades da tarde iniciavam-se às catorze horas para o grupo dos alunos do 11º A e 11º B. Às catorze horas, este grupo apresentou-se no Museu de História Natural para ver duas exposições. A primeira, subordinada ao tema “Jóias da Terra: o minério da Panasqueira”, levou-nos numa viagem pela história, desde a sua formação e evolução geológica, as diferentes artes mineira empregues ao longo dos tempos e deu-nos a conhecer as aplicações à vida quotidiana do principal metal aí explorado – o volfrâmio. Tivemos ainda a oportunidade de ver uma coleção de amostras retiradas da mina verdadeiramente deslumbrantes.
A segunda exposição intitulava-se “A Aventura da Terra: Um planeta em Evolução” e conduziu--nos, como já diz o tema, pela evolução da Terra, desde o Big Bang até à atualidade, passando pelo continente primitivo, Pangeia, e pelo primeiro ser vertebrado. A exposição estava feita numa escala real, a partir de certo ponto, o que facilitou a compreensão efetiva do tempo na história da Terra. A exposição terminou com "O Tempo da Consciência", um espaço de reflexão sobre a responsabilidade que recai sobre nós, relativamente às escolhas que fazemos e as suas consequências para nós e para o nosso planeta.
Nesta visita de estudo acompanharam os alunos as professoras Clara Nunes, Eugénia Catarino, Rosário Madaleno, Inês Mendes e Isilda Marques.

Sara Cabete, nº27 11ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário