quarta-feira, 28 de março de 2012

Visita de estudo do 7º Ano - Dólmen das Carniçosas, Santa Olaia e Montemor-o-Velho





No dia 21 de março os alunos do 7º ano, no âmbito das disciplinas de História e Geografia, realizaram uma visita à Serra da Boa Viagem, ao Dólmen das Carniçosas (na Serra das Alhadas), a St.ª Olaia (Povoado castrejo que remonta á época do ferro) e Montemor-o-Velho. Tratou-se uma viagem em que se pretendeu que os alunos visse e sentissem “in loco”, muitos dos aspetos que já foram tratados nas aulas das referidas disciplinas.
O início da visita na Serra da Boa Viagem prendeu-se com a observação e registo de aspetos da paisagem que se podia observar da Bandeira. De seguida rumámos à Serra da Boa Viagem onde nos esperavam a Dr.ª Paula Cardoso e o Técnico Santos Silva. Como noutras ocasiões, Santos Silva fez uma “visita Guiada” aquele dólmen Neolítico, que ele conhece como ninguém. Os alunos e professores ficaram presos ao seu discurso. Foi uma excelente lição, que nos encantou a todos. A viagem continuou e antes de chegarmos a Montemor-o-Velho, visitámos St.ª Olaia, um local elevado, onde se vislumbram os locais onde estiveram implantados pequenos casebres em pedra do tamanho 3,5 mX2,5 m, que remontam à idade do ferro. Por fim, rumámos a Montemor-o-Velho, onde se visitou o lindo Castelo Medieval, e onde os alunos ouviram falar de lendas, de mouras encantadas e de cristãos guerreiros. A visita à capela também foi muito interessante na medida em que antecipou conteúdos que irão ser lecionados nas aulas de história, sobretudo sob o ponto de vista da História da Arte.

1 comentário:

  1. TIVE O PRAZER DEPOIS DE ALGUNS ANOS DE PESQUISA E ESTUDO DE FAZER UM VERDADEIRO ACHADO ARQUEOLÓGICO QUE COM CERTEZA TEM GRANDE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA PARA TODO BRASIL - JÁ ENVIE FOTOS E IMAGENS PARA MÍDIA E ESTUDIOSOS - PARTILHO COM VCS ESSE ACHADO QUE É UM VERDADEIRO TESOURO HISTÓRICO DE IMPORTÂNCIA UNIVERSAL: http://valdecyalves.blogspot.com.br/2012/09/anuncio-ao-brasil-e-ao-mundo-um-local.html

    ResponderEliminar