quinta-feira, 12 de junho de 2014

Trabalho de Português - PALAVRA


Não é tarefa fácil escolher, de entre um tão vasto conjunto de palavras, a mais importante ou aquela que faria mais falta se deixasse de existir e, portanto, optei por aquela palavra que, certamente, ninguém escolheu – a palavra “palavra”. Ela mesma, aquela que, sendo uma palavra, é também a que representa o conjunto de todas as outras, aquela que vai correndo, quase impercetível, mas cuja ausência poria em risco toda a linguagem humana.

Uns têm o dom da palavra, outros são gente de palavra, uns cumprem a sua e outros não têm sequer direito a ela. Seja como for, todo e qualquer homem faz uso dela quando escreve, quando lê e até mesmo quando pensa.

Na ausência da palavra, como me teria sido solicitada esta tarefa de escrever? Como teria eu pensado no que escrever? Como teria escrito? E como poderia alguém ler o que escrevi? Sem a palavra, como se relacionariam as pessoas? Como seria feita a mudança? A evolução? Como nos amávamos se não pudéssemos pensar no amor? Ou como odiávamos se não reflectíssemos sobre o ódio?

Se não existisse a palavra, não havia o pensamento e, se não houvesse o pensamento, não havia mais nada e, se não houvesse mais nada, não havia mais nada. E o mundo era só isso – nada.

A “palavra” é o centro de tudo. Afinal, que diríamos nós sobre as palavras se não soubéssemos que eram palavras? Nada, rigorosamente nada. E, se pensarmos, “nada” também é uma palavra e, por isso, nada feito.

De entre todas as palavras, que nunca esqueçamos aquela que lhes dá o nome, a “palavra”, porque, se a esquecermos, esquecemos tudo o resto.

Ponto final.

Laura Cabete 2013

 

Sem comentários:

Enviar um comentário