quinta-feira, 12 de junho de 2014

Trabalhos de alunos - Português

Agora que estamos a chegar ao fim do ano e que algumas turmas já terminaram as aulas, vale a pena recordar alguns bons trabalhos que os alunos realizaram. O texto que quero partilhar convosco é de uma aluna do 9º B, a Mariana Pimenta. Foi escrito num teste (!) no terceiro período. Pedi aos alunos que escrevessem um texto sobre a nossa cidade que pudesse ser publicado numa revista sobre viagens. Porque o tema- penso eu- interessa a todos e porque ler um texto de qualidade- tenho a certeza- é um prazer sempre, aqui fica. As saudades  também. Mas ter saudades é bom!
 
Amélia R
 
 
A Figueira da Foz é uma cidade costeira que se prolonga ligeiramente para o interior e inclui, nas zonas geográficas que valem a pena ver, uma serra espetacular à beira-mar.
Não considero uma visita a esta cidade menos importante do que uma estadia numa dessas cidades reconhecidas mundialmente, não pelas suas qualidades geográficas ou pela sua beleza, mas por serem o paraíso para os consumistas viciados no adquirir de novos e inúteis materiais.
Decerto que essas tristes pessoas não acordam de manhã e olham pela janela. Não por faltar tempo ou vontade, mas porque não há nada lá fora que valha a pena ver. Não se podem maravilhar com a beleza da praia da Figueira, a cor única e a luz única, que fazem por si só com que uma visita a esta cidade se justifique.
A luz da Figueira é de facto bastante especial. Nesta cidade as cores são mais brilhantes, a luz é mais pura, mesmo nos dias em que as nuvens cobrem o sol há uma claridade que fere a vista, o que proporciona uma felicidade inconsciente.
Mas as praias e a luz não são as únicas razões pelas quais adoro a minha cidade. É impossível sentir-me desanimada quando passeio pela serra, e sinto sempre nostalgia quando vejo o farol, que me faz lembrar os tempos em que acreditava que ele tinha um diamante gigante por dentro.
E se alguém o visitar, vai descobrir que até tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário