terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Turmas do 12º ano visitam o Palácio Nacional de Mafra



No dia 26 do mês passado as turmas do 12º ano da Escola Secundária de Cristina Torres visitaram o Palácio de Mafra, situado no concelho de Mafra, em Lisboa.
Esta visita realizou-se no âmbito do programa da disciplina de Português que inclui a leitura e análise do livro Memorial do Convento, de José Saramago, e que se relaciona com o monumento visitado.
De manhã, os alunos assistiram a uma visita guiada que começou no exterior do edifício, em frente à fachada, e se prolongou pela galilé, pela Basílica de Nossa Senhora e de Santo António de Mafra, pelo palácio e as suas respetivas salas, nomeadamente os aposentos do rei e da rainha, situados no torreão norte e no torreão sul, respetivamente. A visita terminou com a passagem pelo convento e pela biblioteca.
Ao longo da visita, o guia mencionou os estilos arquitetónicos dominantes do monumento, o seu arquiteto, o início e o fim da sua construção, a função inicial do convento e do palácio, a história do monumento e das diversas salas e ainda fez referência ao Memorial do Convento, enquadrando-o com o monumento e referindo aspetos históricos, nomeadamente o rei que o mandou construir, o motivo da sua construção e também vários incidentes que ocorreram durante a construção do monumento e que Saramago retrata no seu livro.

À tarde, após um piquenique no Jardim do Cerco, os alunos assistiram a uma representação teatral no palácio, baseada na história do Memorial do Convento. Assim que esta terminou os alunos e respetivos professores regressaram para a Figueira da Foz.

Sem comentários:

Enviar um comentário