sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os Direitos Humanos

                                                                   Direitos Humanos 
Vivemos num país acossado pelos “mercados financeiros”. Estamos reféns. Estes “mercados” são globais. O sistema económico e social em que vivemos é imperfeito, mas também sabemos que o óptimo é inimigo do bom. Portugal e os portugueses têm direitos, mas também têm deveres. Temos agora o dever de pagar o que devemos.
No nosso planeta, a geografia política e social apresenta grandes desequilíbrios. Curiosamente “os mercados financeiros” são transversais a esta geografia. Winston Churchill afirmou que «a democracia é o pior de todos os sistemas... ...com excepção de todos os outros». Na verdade, a base dos Direitos Humanos é a Liberdade. E esta é essencial aos sistemas políticos democráticos. A partir deste princípio da Liberdade, inerente à nossa condição de seres vivos pensantes, portanto confundindo-se com o direito à Vida, surgem os outros direitos relacionados com a dignidade, justiça, paz, etc. E no entanto somos quase diariamente confrontados com notícias de violação destes Direitos. Mesmo em países que se dizem democráticos. Há muito a aprofundar no planeta, culturalmente e economicamente. A atenuação dos desequilíbrios ajudará, mas o papel de denúncia e pressão dos media, é essencial continuar. Para isto têm que ter liberdade.
Neste dia 10 de Dezembro, Dias dos Direitos Humanos, devemos reflectir na nossa condição de seres livres, mas onde a nossa Liberdade acaba quando começa a dos outros.
Leonor Proença


1 comentário:

  1. Essa liberdade que custou tanto a tantos e que temos o dever de valorizar em todos os momentos.
    Caribaci

    ResponderEliminar