domingo, 13 de maio de 2012

"CAMINHADA COM CRISTINA TORRES"

No âmbito das atividades previstas no Plano Anual de Atividades do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e das comemorações do 25º Aniversário da Escola, realizou-se na manhã do passado dia 13 de maio a “Caminhada com Cristina Torres”, que juntou a vertente do exercício físico com a histórica. Cerca de seis dezenas de pessoas, alunos, professores, encarregados de educação e amigos, aderiram ao desafio lançado pelo PES, e fizeram o percurso “surpresa” que teve início na Escola e terminou junto ao lago do Fozvillage. Os participantes tiveram oportunidade de passar por locais emblemáticos ligados à vida da patrona, onde puderam assistir a alguns quadros cénicos apresentados, pelos alunos do clube de teatro da escola.  Os alunos do Clube de Teatro recriaram os momentos mais emocionantes da vida de Cristina Torres. Tendo Cristina Torres 19 anos foi implantada a República e a Figueira da Foz desenvolveu uma série de festejos que demonstravam o júbilo que sentiam pelo fim da monarquia e a esperança que depositavam no novo regime: A República. Pelas “ruas enladeiradas” correram jovens atores dando vivas à República recriando uma cena recordada por Cristina Torres. Já na Praça Nova é confiada a Cristina Torres a bandeira republicana do Centro Republicano José Falcão pelas mãos do Dr. Manuel Gomes Cruz (republicano, democrata e maçon tavaredense). Na Praça da Europa, de frente aos Paços do Concelho, foi encenada a situação trágica, que que Cristina Torres recebe das mãos de um funcionário da Escola Industrial Bernardino Machado uma comunicação de que iria ser transferida para uma escola de Braga e a despedida emocionada dos seu alunos. Junto ao Museu, foi recriado o episódio da comemoração do 25 de Abril na Figueira da Foz, na qual Cristina Torres teve ainda a honra de se incorporar e participar, muito embora tivesse nessa altura uma idade avançada. Por outro lado a Professora Clara Martinho, explicou em certos locais da cidade, a importância dos mesmos na vida de Cristina Torres: na Rua do Pinhal, uma casa onde habitou; nos Bombeiros Municipais, onde esteve instalada a Universidade Livre e no final da caminhada foi lido um poema seu: Sê bom, sê justo, sê leal (que serviu de lema às inscrições das camisolas da caminhada com Cristina Torres).
Participaram na organização da atividade além do PES, as professoras responsáveis pelo Clube de Teatro e Biblioteca Escolar, a Professora de História e o professor de Educação Física, respetivamente, Clara Martinho e Fernando Miranda. Colaboraram nesta atividade os alunos do 10ºano do Curso Tecnológico de Desporto da Escola.
Algumas entidades deram apoio logístico à organização e aos participantes, nomeadamente a Câmara Municipal, a Polícia de Segurança Pública e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário