sábado, 26 de maio de 2012

Seminário sobre Obesidade Infanto-Juvenil


Organizado pelo Grupo de Educação Física,  decorreu na nossa escola no dia 23 de maio, aberto a toda a comunidade, um Seminário sobre “Obesidade Infanto-Juvenil” com um elenco de preletores de alto nível.
A prof. Paula Valadas iniciou o seminário com a apresentou do estudo realizado na comunidade escolar, numa amostra de 423 alunos do 7º ao 12º anos (12-20 anos), levado a cabo pelos professores José Martins e João Lourenço.
Seguiu-se a Drª Lourdes Mota, Médica Pediatra no HDFF, que falou do “Projeto 3’S”, realizado em crianças na idade pré-escolar em 2008, e que nos deu uma perspetiva interessante sobre a realidade da nossa comunidade.
A Drª Carla Sérgio, Médica Familiar, apresentou o projeto “Prevenir, como e porquê”, que incidiu sobre os estilos de vida em alguns países da Europa, e sobretudo em Portugal, e deixou alguns conselhos à comunidade escolar.
    O Dr. Paulo Mendes, Nutricionista, do Serviço de Nutrição e Alimentação no HDFF, frisou que o problema maior está na mentalidade dos pais, pois estes têm de se responsabilizar pelo estilo de vida do seu filho. Falou ainda que algumas mudanças foram feitas, há alguns atrás, no campo da alimentação quando as escolas aderiram ao projeto de comida saudável nos bufetes, realçando o facto de a nossa escola ter sido pioneira nessa mudança.
    Leonilde Inácio, Psicóloga da nossa escola, apresentou os aspetos psicológicos relacionados com o tema em causa e falou sobretudo da sua experiência de gabinete. Realçou o facto de que, quando os problemas surgem, a ida ao gabinete nunca é diretamente relacionada com o problema da obesidade.
    O prof. Edgar Pereira veio debruçar-se sobre o que a atividade física pode fazer no sentido de prevenir a obesidade, ou mesmo ajudar a eliminá-la, com exceção dos casos patológicos, uma vez que atualmente o currículo da disciplina já engloba aspetos que dizem respeito à saúde. No entanto, pela sua carga horária, a Educação Física não consegue resolver o problema, mas pode aconselhar e direcionar os alunos para fazerem educação física fora da escola.
     O diretor Maomede Cabrá encerrou o seminário agradecendo a presença de todos, especialmente dos oradores convidados, realçando algumas das melhorias na escola, no campo da alimentação, ao longo destes últimos tempos.
Foi uma escolha feliz o tema deste seminário, pois a obesidade deve ser considerada uma doença, e os preletores deixaram conselhos úteis para a prevenção do problema.


Sem comentários:

Enviar um comentário