quarta-feira, 9 de maio de 2012

“JOVENS DEPUTADOS” DA CRISTINA TORRES NA SESSÃO NACIONAL DO «PARLAMENTO DOS JOVENS»


Os alunos Ruben Santos, Paula Vaz e Vasco Santos, do 9ºA e 9ºD, foram deputados durante dois dias na Assembleia da República, defendendo o seu projeto de Recomendação com garra.

No âmbito do projeto «Parlamento dos Jovens – Básico», nos dias 7 e 8 de Maio os três alunos da Escola Sec. Cristina Torres estiveram presentes na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em Lisboa, cujo tema em debate era “Redes Sociais: combate à discriminação”.
Integrando o círculo de Coimbra, os deputados da nossa escola juntaram-se aos deputados das escolas José Falcão e Martim de Freitas e ainda aos de Penacova, e apresentaram o seu projeto de Recomendação contra a discriminação nas redes sociais.

Vivendo uma verdadeira aventura, Paula Vaz e Ruben Santos desempenharam com muito realismo o seu papel de deputados. Na Sala do Senado, onde decorreu a Sessão Plenária, os Deputados de todos os Grupos Parlamentares responderam às perguntas dos jovens. Por seu lado, Vasco Santos fez o papel de jornalista, participando na conferência de imprensa dada pelo Presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, José Ribeiro e Castro. Os jovens consideraram que os deputados que melhoram responderam às suas perguntas foram as deputadas Ana Drago e Heloísa Apolónia, do BE e PEV respetivamente, nomeadamente no que respeita à eliminação da disciplina de Formação Cívica do currículo escolar.
É de realçar não só o empenho dos alunos, mas também o da prof. Leonor Proença, que os preparou ao longo de vários meses de trabalho. Os alunos gostaram tanto desta experiência que estão a pensar repeti-la no próximo ano. Bem hajam!


O que se passou:
No primeiro dia houve reuniões de Comissões para debate na generalidade e na especialidade dos projetos de Recomendação, aprovados nos círculos eleitorais. A 1ª Comissão, onde estavam os nossos deputados, decorreu na presença das deputadas Isilda Aguincha, do PSD, e Ana Drago, do BE. Após acesa discussão, foi eleito o Projeto de Recomendação de Fora Europa (da Escola Portuguesa de Macau). Foi feito um PR final, que integrava 16 medidas, incluindo uma da comissão de Coimbra, que a nossa escola integrava. Da parte da tarde, depois da visita guiada ao Palácio de S. Bento, todos assistiram a um espetáculo musical seguindo de jantar volante no palácio. Professores e alunos ficaram instalados no Inatel de Oeiras, onde, mais relaxados, todos puderam conviver e reforçar relações de amizade.
O 2º dia foi dedicado à Sessão Plenária onde participaram os 130 jovens deputados. Nesta Sessão, após um período de perguntas aos Deputados de todos os Grupos Parlamentares, os jovens fizeram o debate das medidas e a votação final global da sua Recomendação à Assembleia da República sobre o tema, enquanto os professores acompanhantes assistiam das galerias. Neste 2º dia, a Sessão abriu com o discurso de boas vindas do vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre. Estes apelaram aos jovens que pensassem à escala nacional e à escala internacional e que não esquecessem que a riqueza das sociedades humanas reside nas diferentes formas de pensar, que devem ser respeitadas. Guilherme Silva leu aos jovens deputados o princípio da igualdade, que vigora na Constituição, e lembrou ainda que nem sempre a quantidade significa razão maior, são muitas vezes as minorias que fazem ouvir a sua voz. Ambos desejaram um bom trabalho aos "deputados".

Sem comentários:

Enviar um comentário