sexta-feira, 4 de abril de 2014

De pequenino se afina o ouvido


De pequenino se afina o ouvido é um projeto dinamizado pelo professor Jorge Ventura, pelo músico Rafael Silva e pela associação Emcantos- Associação de Inovação e  Tradições- Cunhas/Moinhos da Gândara, em articulação com a Biblioteca Escolar de Alhadas. Esta iniciativa tem como principal objetivo a deslocação às  várias Escolas /Jardins de Infância, ao longo do ano letivo pelos elementos do grupo Emcantos- Jorge Ventura  e Rafael Silva, para demonstrarem as sonoridades dos  instrumentos  tradicionais e sistematizarem de forma interativa a história e as características dos respetivos  instrumentos.
 Nas sessões dinamizadas pretende-se desenvolver a cultura musical e promover o gosto pela música tradicional, reconhecendo-a como uma manifestação do património imaterial e da identidade local/nacional, bem como sensibilizar para as sonoridades dos instrumentos tradicionais e divulgar temas da música tradicional portuguesa.
O projeto teve início na EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, junto dos alunos que integram o Clube de Educação Musical, e estendeu-se aos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, tendo já sido contemplado o JI de Regateiros. Junto das crianças colocaram em destaque os instrumentos e a respetiva sonoridade, que a todos agradou. Para além do contacto visual com os instrumentos, as crianças identificaram-nos, manusearam-nos e experimentaram. Afinal, é mesmo de pequenino que se afina o ouvido!
Uma iniciativa louvável, em prol da Música Tradicional Portuguesa, na qual a partilha de saberes e a divulgação do património imaterial são as notas principais e bem afinadas.
 Eis um projeto que visa a formação e a consciencialização da nossa herança cultural, enquanto cidadãos integrados no mundo da globalização.


Sem comentários:

Enviar um comentário