sexta-feira, 4 de abril de 2014

Evocação da memória de Cristina Torres



“A nossa história faz-se de memórias e referências a valores insubstituíveis. Foi isso que, antes de tudo, ali ficou expresso e que, certamente, dignifica o nome de Cristina Torres.” – diretor do AEFN.


Decorreu, no passado dia 1 de abril, mais uma sessão evocativa da memória de Cristina Torres, na escola sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN), justamente a escola que ostenta o seu nome e a escolheu como patrona.
Foram convidados especiais a antiga aluna Tatiana Barreira (autora do logótipo da Escola Cristina Torres, em 1991, quando frequentava o 8º ano) e o escultor Francisco Simões (autor da medalha comemorativa do centenário do nascimento de Cristina Torres, lançada por ocasião da atribuição do nome da patrona à escola).
Este evento, dinamizado pelas professoras Clara Martinho, Clara Nunes e Isabel Sousa, foi dirigido às turmas do 9º ano da escola sede, acompanhadas pelos respetivos professores. Os presentes puderam aprender como se processa a conceção e o fabrico de moedas e medalhas e conhecer, com Francisco Simões, as diferentes etapas da produção da medalha evocativa da figura de Cristina Torres e o seu interesse numismático. Tatiana Barreira partilhou com os jovens as circunstâncias da sua participação no concurso para o logótipo e como se sentiu ao receber o prémio e respondeu às curiosas perguntas dos alunos.
A sessão pautou-se pela qualidade e pelo rigor dos documentos apresentados e pelas excelentes intervenções dos convidados, o que cativou os jovens, motivando-os para o debate, como os próprios alunos reconheceram.
Tatiana Barreira com o Diretor José Luís Ribeiro
Esta atividade integra-se num projeto mais vasto e ambicioso, o Centro de Documentação Cristina Torres, que se iniciou no ano passado e que busca recolher, catalogar, conservar e divulgar testemunhos e documentos relativos à vida e obra da insigne professora e democrata Cristina Torres. Neste âmbito, foi apresentada e distribuída uma brochura com entrevistas a pessoas que privaram com Cristina Torres.
Os alunos saíram visivelmente satisfeitos, como, por exemplo, o Ruben que fez questão de comunicar à equipa responsável a sua satisfação pela oportunidade de conhecer o processo de fabrico de medalhas e moedas e de ficar a saber mais sobre a história da sua escola.



Sem comentários:

Enviar um comentário