sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Poupança na Escola

PODIAS VIVER SEM POUPAR?


Poder podia, mas não era a mesma coisa!

Num mundo de recursos finitos, global e com o aumento crescente da população humana, é evidente que se torna essencial a todos os países, mediante as suas possibilidades, possuírem pelo menos reservas estratégicas de energia, de produção de bens alimentares, de água, de modo a garantir por um determinado período, o respectivo equilíbrio do sistema económico e social, para quando ocorrer uma catástrofe natural, um conflito ou uma outra situação que a tal obrigue, mesmo que fora do seu território (exemplo recente : as cinzas expelidas pelo vulcão islandês que impediu o tráfego aéreo em parte da Europa).

Esta preocupação de sustentabilidade ambiental que incorpora a componente económica e portanto o bem-estar dos povos, tem a sua natural repercussão no dia-a-dia de cada um de nós. Isto é, emana da necessidade das pessoas, que por sua vez delegam nos seus líderes políticos, a tomada de decisões adequadas. Hoje, todos temos consciência da importância de ser diminuído e controlado o efeito de estufa do planeta, bem como a de preservação da sua biodiversidade, em busca de um desenvolvimento sustentado.

Assim, é pois essencial que as famílias e cada um dos seus membros, adoptem hábitos e procedimentos de poupança de electricidade, de gás e outros combustíveis, água, pois tal traduzir-se-á em ganhos financeiros e ambientais. Se possível amealhem para o futuro algum dinheiro, aplicando-o em produtos remunerados (planos poupança - reforma, depósitos a prazo, seguros de saúde, etc). Veja-se a situação actual do nosso país e europeia, após a crise financeira mundial, mas não só, no que diz respeito ao modelo de Estado social até aqui em vigor e que se constata deve ser mudado, pois não é viável.

 É esta a mensagem de sensibilização que os alunos e os elementos do ATL pretendem transmitir com os trabalhos que realizaram e estão expostos na Escola para a comemoração do Dia Mundial da Poupança.

A professora,
Leonor Proença

     31/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário