terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ver + e Ler +

Pode até parecer mal vir aqui falar de um filme com quase 30 anos… mas, na verdade, um clássico é sempre um clássico. E agora teríamos outra questão a resolver: este filme é um clássico? Provavelmente não. Não fez escola, não explorou os códigos cinematográficos convencionais, não introduziu técnicas inovadoras… não trabalhou com grandes actores…
Apesar de tudo isso, ou talvez por tudo isso, é um filme extraordinário.
“Uma Louca História do Mundo”, realizado por Mel Brooks e com Mel Brooks no principal papel, é uma obra engraçadíssima, cheia de boa disposição, com um sentido de humor infalível, e é também uma obra muito didáctica e pedagógica. Conta-nos, através de pequenas historietas, a História da humanidade, percorrendo os períodos mais importantes: desde a pré-história até à Revolução Francesa, passando pela última ceia, pela Inquisição, etc.
Está recomendado para pessoas com 12 ou mais de 12 anos.
Temo-lo na BE, com a cota F98 e o nº 642.
Se querem aprender História e rir a bandeiras despregadas, vejam. Verão que vale a pena.

Silvéria Ramos




Manuel Alegre, O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua, Dom Quixote, 2010.

Já leram? É um livro que está classificado como Literatura Infanto-Juvenil, com a cota 087.5 ALE e o nº 10063.
É uma novela. Lê-se muito bem e muito rapidamente. É um excelente instrumento de trabalho para uma apresentação em Português…
Trata-se, basicamente, de uma espécie de autobiografia de Manuel Alegre. É ele o miúdo que pregava pregos numa tábua, que vai, ao longo de 33 capítulos, contando breves episódios da sua infância e juventude; mas também há referências aos filhos e aos netos. A ordem da narração não é a cronológica. O autor opta por fazer uma narrativa desordenada, imitando os percursos da memória. É interessante.

Leiam. Verão que vale a pena.

Silvéria Ramos



Sem comentários:

Enviar um comentário