sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Visita ao Museu Municipal Dr. Santos Rocha

Visita ao Museu Dr. Santos Rocha


Na sequência do estudo do tema “Portugal no primeiro pós-guerra”, nomeadamente da I República, e aproveitando as comemorações do Centenário da República Portuguesa, na aula de História A do dia 22 de Outubro de 2010, dirigimo-nos ao Museu Municipal Dr. Santos Rocha, a fim de ver as exposições “Rostos da I República (1910-1926)” e “Sinais da I República nas colecções do museu”.
         Conduzidos pelo Dr. Armando, iniciámos a visita pela exposição “Rostos da I República”, onde, em primeiro lugar, nos foram brevemente apresentados alguns dos factos que antecederam a Implantação da República, com destaque para o Ultimato Inglês (1890), para o 31 de Janeiro de 1891 (revolta no Porto – primeira tentativa de implantar a República) e para o renascimento da Carbonária (1897).
         Passando a parte ligada à Monarquia, o primeiro destaque feito foi para uma peça representativa do golpe da rotunda, onde, por três armas está representada a guerra/ o derrube da monarquia e, pela bandeira, a Implantação da República (a bandeira não corresponde à primeira que representou o novo regime, mas sim à actual).
         Sendo a patrona da nossa escola a Dra. Cristina Torres, foi-nos lido um texto da sua autoria, intitulado “O 5 de Outubro de 1910 por Cristina Torres”, onde a mesma relata como viveu o acontecimento da Implantação da República, dizendo que foi avisada atempadamente que a República iria ser brevemente implantada e que, como a avó não a deixava sair de casa, saiu às escondidas e foi comemorar a república com os homens. Sendo a única mulher da manifestação, como reconhecimento do seu contributo para o êxito da implantação do novo regime, foi-lhe dada a nova bandeira para que a transportasse.
         Seguidamente, fizemos uma breve passagem pelos vários Presidentes da República. Voltando à Figueira da Foz, passámos os olhos pelos rostos figueirenses mais significativos da República (Cristina Torres, Fernando Augusto Soares, João de Barros, Joaquim José Rocha, José da Silva Fonseca, José da Silva Ribeiro, Manuel Gaspar de Lemos, Manuel Gomes Cruz, Manuel Jorge Cruz, Maurício Pinto e Rafael Sampaio) e observámos ainda um triângulo colocado no centro da exposição, onde podemos reter informação relativa à “Figueira e os ideais republicanos”, à “Maçonaria na Figueira: um apoio fundamental na Implantação da Repúnlica” e às “Instituições Paramaçónicas Figueirenses”
         Terminámos a visita a esta exposição vendo caricaturas que eram na altura publicadas em revistas de sátira.

         Passámos, de seguida, a uma visita à exposição “Sinais da I República nas colecções do museu”, onde estão expostas as peças pertencentes às colecções do museu: escultura (Bustos da República e de Sidónio Pais), medalhística, traje/ tecidos/ adornos pessoais (fragmento de uma Bandeira Nacional República, estandarte e fita de homenagem do Centro Republicano José Falcão, entre outras peças), pintura/desenho/ gravura (vários retratos), material de guerra e armamento (balas utilizadas na revolução de 5 de Outubro) e numismática (cédulas de 5 e 10 centavos). Além destas, estão também expostas peças das colecções da Biblioteca Pública Pedro Fernandes Tomás (Hino Nacional «A Portuguesa», publicações anteriores e do tempo da I República, …), do Arquivo Histórico Municipal e do Arquivo Fotográfico Municipal.
Ana Carolina Nascimento, nº 1
Eduardo Fortunato, nº 7
Inês Marques, nº 10
Joana Almeida, nº 26

Sem comentários:

Enviar um comentário