sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Projeto de Educação Financeira



No âmbito do projecto de educação financeira, que visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros dos alunos e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, realizaram-se no dia 30 de Outubro de 2012 três sessões de informação, debate e reflexão orientada, com utilização de apresentações, diálogo vertical, recorrendo a vários recursos, nomeadamente apresentações digitais e vídeos, como elementos de motivação e sensibilização para os temas a abordar.
 Estas sessões subordinadas ao tema: Gerir € Poupar. Faça contas à vida.
As sessões de informação, debate e reflexão incidiram sobre os Conteúdos:
- Formação financeira
- Conceitos financeiros básicos:
- Gestão das finanças pessoais
As sessões tiveram a duração de 90 minutos e envolveram cerca de 180 alunos da Escola distribuídos pelos seguintes níveis: 9º Ano (Turmas D, C, A e B); 8º Ano: Turmas B e C e 12º Ano: Turma E.
AS sessões foram dinamizadas, pela especialista Dr.ª Marta Nave, (Gabinete de Apoio ao Sobreendividamento DECO Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) na sala 2B
Esta formação que contribuiu para a compreensão pelos alunos sobre questões financeiras básicas e para a sua aptidão na gestão das finanças pessoais.

OPINIÕES DE ALUNOS:

  Tânia Gonçalves 9ºD
“Esta acção de formação foi muito útil, pois permite-nos enfrentar com mais otimismo os tempos que vivemos.
Aprendi muitas coisas sobre como poupar. Tentarei utilizar estes métodos no meu dia a dia, para poder ajudar a minha família e conseguir uma maior poupança  do meu dinheiro.
Gostei do que aprendi e gostava de participar em mais formações deste tipo, para poder aprender mais sobre estes assuntos e de outros que sejam úteis.
Irei divulgar junto de amigos e conhecidos as informações recolhidas com esta formação de forma a poder ajudá-los a ter uma vida melhor”.
 Marta Figueiredo 9ºC
“Esta sessão foi a melhor que esta escola já recebeu, pois foi uma sessão que a meu ver é muito útil no nosso dia a dia.
Como estamos a vivenciar uma situação (nada agradável), a que se chama crise. Com esta sessão retiramos informações que nos poderão ajudar a lidar com a situação de forma prática e equilibrada, não só ao nível da poupança individual como ao nível da poupança colectiva e familiar.
A dr.ª Marta foi muito simpática, atenciosa e prestável connosco. Os meus parabéns e obrigada pela sessão”.
 Pedro Miguel Costa Monteiro nº20 ,  9ºD
“Na minha opinião, esta sessão foi bastante interessante. Achei que foi muito construtiva e incentivadora. A informação foi bem passada e tudo muito bem explicado. Foi a sessão certa na altura certa. Gostei muito”.
 Ricardo Jesus nº24,  9ºD
“Achei esta sessão interessante e necessária para a nossa vida e para o momento crítico que se vive.
Deve-se continuar com este tipo de sessões. Proponho ainda que se faça um estudo sobre o quanto gastam os alunos em média num mês”.
Francisca Cavaleiro de Freitas  nº10  9ºC
“Achei que esta apresentação relativamente à gestão do dinheiro e economia pessoal  de cada individuo muito enriquecedora e pertinente.
Toda a informação transmitida ser-me-á muito útil para enfrentar todas as dificuldades por que estamos a passar”.
Tiago Margato  nº28  9ºC
“Pessoalmente, achei a sessão bastante agradável e interessante. Penso que nos incentiva a poupar, fazendo alguns cortes extras na nossa despesa de modo a gerar mais receita para o nosso orçamento. Concluo que se fizermos cortes em algumas despesas supérfluas e apenas comprar o essencial, não aderindo sistematicamente às promoções que apenas têm o objectivo de nos fazer gastar, conseguimos poupar.
Gostei da sessão, visto que com ela, a partir de agora vou pensar um pouco melhor antes de comprar”.
 André Antunes  nº3  9ºC
“Gostei desta acção de formação, pois aprendi a organizar o meu orçamento, a ter cuidado com as minhas despesas e a estar atento aos cartões de crédito.
Aprendi também que as empresas utilizam diversas estratégias de marketing para levarem o consumidor a comprar”.               
 

Sem comentários:

Enviar um comentário